Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Geraldo Ferreira Lanfredi

O alto valor da educação ambiental, a fim de criar uma consciência ecológica e gerar novos hábitos

O homem, cidadão do planeta Terra e parte integrante do mundo natural, já se conscientizou de que depende da natureza não só para sua subsistência, senão também para seu próprio equilíbrio.

Foi ciente desta realidade que o legislador consagrou, na Constituição de 1988, o princípio de que a educação ambiental deve integrar os currículos de todos os níveis de ensino e que a comunidade seja preparada a respeito da necessidade de participar ativamente na defesa do meio ambiente.

"Este, aliás, é o anseio da grande maioria dos brasileiros, como revela pesquisa realizada pelo Ibope/Iser em janeiro de 1997, com 2 mil pessoas, a pedido do Ministério do Meio Ambiente. Nesse estudo — de que nos fala o autorizado ambientalista Édis Milaré - 94% dos entrevistados defendem a inclusão da educação ambiental nos currículos escolares" (Édis Milaré. Direito do Ambiente. São Paulo: RT, 2000, p.225).

Os dados da pesquisa são encorajadores, embora,...

Publicação: 02/05/2019 19:30:13 - Leia mais Faça um comentário

A importância da educação ambiental para criar uma consciência ecológica e gerar novos hábitos

O homem, cidadão do planeta Terra e parte integrante do mundo natural, já se conscientizou de que depende da natureza não só para sua subsistência, senão também para seu próprio equilíbrio.

Foi ciente desta realidade que o legislador consagrou na Constituição de 1988, o princípio de que a educação ambiental deve integrar os currículos de todos os níveis de ensino e que a comunidade seja preparada a respeito da necessidade de participar ativamente na defesa do meio ambiente.

"Este, aliás, é o anseio da grande maioria dos brasileiros, como revela pesquisa realizada pelo Ibope/Iser em janeiro de 1997, com 2 mil pessoas, a pedido do Ministério do Meio Ambiente. Nesse estudo — de que nos fala o autorizado ambientalista Édis Milaré 94% dos entrevistados defendem a inclusão da educação ambiental nos currículos escolares" (Édis Milaré. Direito do Ambiente. São Paulo: RT, 2000, p.225).

Os dados da pesquisa são encorajadores, embora, para...

Publicação: 25/04/2019 20:37:40 - Leia mais Faça um comentário

Aconteceu em Caçapava!

Corria o ano de 1954 e eu, que na ocasião tinha quinze anos, era um dos mais entusiasmados torcedores da Associação Atlética Caçapavense, nosso amado clube local.

Tanto quanto este narrador, meus irmãos mais velhos: Augusto e Luiz Gonzaga, eram não só torcedores fanáticos da Caçapavense, como também os atores principais da minha narrativa.

Augusto Lanfredi era locutor esportivo da Rádio Cacique de Caçapava, destacado pelos programas populares que prestavam serviço social informativo de qualidade para toda a população.

Luís Gonzaga Lanfredi, por sua vez, não menos importante, além de goleiro titular do segundo quadro de atletas da Associação Atlética Caçapavense, acumulava a árdua tarefa de administrar a fazenda dos pais Éssio Lanfredi e Maria Elmira Ferreira Lanfredi, onde hoje situado o bairro Maria Elmira, nome dado em homenagem àmatriarca da família.

Naquela movimentada tarde de domingo, sol a pino, o estádio da A.A....

Publicação: 11/04/2019 18:51:55 - Leia mais Faça um comentário

A vez e a voz dos jovens na sociedade e na igreja

Já tive a oportunidade de escrever, com convicção, que, hoje em dia, se desperta mais e mais para a necessidade de participação de jovens e adultos em todos os segmentos da vida em sociedade. Com efeito, não basta assistir, é preciso participar.

Assim é que, com freqüência, salienta-se que pai verdadeiro é aquele que participa, se faz presente na vida dos filhos, se interessa pelos seus problemas e os acompanha por toda a sua vida.

Do mesmo modo, a participação é sentida e exigida no âmbito das políticas sociais, na elaboração dos orçamentos, porque se entende que, dessa maneira, os cidadãos se conscientizam que devem colaborar, ativamente, para a realização das políticas públicas.

Desde a antiga Grécia, o trabalho participativo era um exercício de cidadania, em que os gregos se guiavam pela autonomia, ou seja, pelo direito de se pautar pela lei coletivamente imposta em praça pública, na ágora.

Assistimos, nos dias de hoje,...

Publicação: 04/04/2019 16:07:27 - Leia mais Faça um comentário

O Natal já vem chegando e com ele vai se aproximando a estação mais charmosa

É lindo, belo e maravilhoso o Natal, porque as pessoas acreditam que todos os seus sonhos podem se realizar nesta data toda especial.

Se você tem amigos, Natal é encontro. Se está triste, fique feliz, porque Natal é felicidade e paz.

No dia 25 de dezembro, comemoraremos o nascimento de Jesus, motivo muito especial,por que teremos um dia para montarmos o presépio com a árvore do Natal.

Por isso, não podemos deixar de comemorar, também a chegada da primavera, com o perfume das flores, o canto dos passarinhos, com a alegria das crianças a brincar e o mundo a sorrir.

Estão de parabéns, portanto, as escolas que incentivam seus alunos para esta festa da natureza, que vem apenas uma vez ao ano lembrando que o verde faz parte de nosso mundo: Florestas, Matas, Jardins, Alimentos são os recursos oferecidos gratuitamente pelo querido Deus criador, para nós termos uma vida melhor, mais alegre e mais feliz.

Feliz Natal para todos!

Publicação: 20/12/2018 22:17:07 - Leia mais Faça um comentário

O País pelo qual Lutamos será a Pátria de nossos sonhos

O País, objeto de nossos sonhos e desejos, pelo qual lutamos, é aquele onde deve imperar a justiça social e melhor distribuição de rendas, cujo bom funcionamento dos serviços essenciais relativos à segurança, à saúde, à educação à habitação e transporte, deve ser uma constante.

O País com que sonhamos é aquele onde os direitos da cidadania, esculpidos na Constituição de 1988, são respeitados e onde os cidadãos primam pela observância das leis e contam com uma Justiça bem aparelhada.

O País de nossos sonhos é o que segue sua vocação agrícola, onde se defende e preserva o meio ambiente ecologicamente equilibrado para a presente e futuras gerações, onde, ademais, o desenvolvimento sustentável é a meta no âmbito das propostas da Agenda 21, o mais importante documento assinado por ocasião da Eco-92, no Rio de Janeiro, por 170 Governantes filiados à ONU, o que novamente foi referendado na Rio +20, também no Rio de Janeiro, onde se declarou...

Publicação: 25/10/2018 14:11:39 - Leia mais Faça um comentário

Ecos da Páscoa

Na Terra Santa, Viagem pelos Caminhos do Cristianismo

1. No Cairo, frente à frente com as Pirâmides.

Partimos bem cedo do Cairo, naquele domingo, 16 de julho de 1995, quando o sol ainda não bafejava com seus raios as pirâmides faraônicas, situadas bem próximas de nosso hotel “SofitelSphinks”.

Deixamos para trás, após 5 dias de inesquecível visita, o Egito multimilenar. Junto das pirâmides e da Esfinge, sua eterna guardiã, longos 41 séculos nos contemplavam. Minha esposa e eu nos quedamos ali extasiados. Sob nossos olhos, estava a desfilar a história. Desde os grandes Faraós, Tutmés III, Amenotis IV, Ramsés II e Tutankamon, passando por Quéops, Miquerinos e Quefren, estes últimos responsáveis pelas 3 incríveis pirâmides situadas no Vale de Giza, tudo nos apontava para uma formidável civilização desenvolvida nessa terra milhares de anos antes de Cristo. Despertam, também, a curiosidade os desenhos e altos-relevos das...

Publicação: 12/04/2018 20:11:49 - Leia mais Faça um comentário

Na Terra de Jesus, Reflexões sobre a Páscoa

Mil maneiras teríamos para falar desse país bendito. Nada mais direto e simples, porém, do que dizer: ali, Jesus, o Filho do Deus altíssimo se fez homem. Viveu. Padeceu e morreu na cruz para nos salvar. No terceiro dia, ressuscitou. Quarenta dias após, ascendeu aos céus.

É de tudo isso que dão testemunho os passos, que, gostosamente, palmilhamos do Mestre, desde a Cesaréia, onde Pedro fez sua profissão de fé, passando pela encantadora Galiléia, com seus verdejantes montes e vales, além do seu imenso lago (“Mar da Galiléia”) - onde Jesus concentrou seu ministério – até a santa cidade de Jerusalém, palco de seu sacrifício final.

São, aproximadamente, 300 km, que Jesus cobria a pé por aquelas poeirentas estradas, quando entrava na cidade para pregar a Boa Nova do Reino de Deus e fazer prodígios.

Vimos, sentimos e tocamos, a minha saudosa esposa e eu, os mesmos lugares, onde nasceram, viveram e por onde passaram o Verbo da Vida, sua Mãe e...

Publicação: 15/03/2018 19:32:23 - Leia mais Faça um comentário

Os Estados Unidos que Admiramos

Falar dos Estados Unidos é trazer para nossa admiração o que representa a história de um país extraordinário, cheio de arte e de um passado encantador.

Para quem já teve a oportunidade de conhecer a Europa com países cheios de glórias e grandezas, visitar, agora, um país como os Estados Unidos da América do Norte é algo extremamente valioso.

Acompanhado de Cristiano, meu filho, e de Renata, sua esposa, partimos de São Paulo, às vésperas do Natal, para essa viagem, que incluía o propósito de visitar Luís Geraldo, outro filho, que, na qualidade de Magistrado, no Estado de São Paulo, faz um trabalho de aperfeiçoamento de estudos que tem por meta especialização em ciências criminais, na terra do Tio Sam.

Qual não foi a nossa surpresa ao sair do Brasil com uma temperatura amena de verão e deparar com uma temperatura 18º graus abaixo de zero, no país visitado.

Seja como for, enfrentamos, galhardamente, as intempéries daquele inverno,...

Publicação: 08/03/2018 22:42:36 - Leia mais Faça um comentário