Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Dicas de Saúde Bucal

Aparelhos dentários em dentes sensíveis: Pode?

Você já sentiu aquele incômodo nos dentes ao comer um sorvete? Você não é o único. A sensibilidade dentária é um quadro comum entre os pacientes e pode ser causada por diversos fatores. Após receber o diagnóstico, seguir os cuidados e se prevenir são tarefas essenciais. No entanto, esse quadro pode provocar alguma restrição no uso do aparelho ortodôntico? Na coluna dessa semana vamos elucidar essa dúvida que é muito comum entra as pessoas que buscam esse tratamento no consultório.

Os sintomas mais clássicos dos quadros de sensibilidade dentária são de dor ao mastigar ou ingerir determinados alimentos muito frios, e também pode acontecer com os muito quentes ou doces. Em casos mais severos, o paciente pode apresentar sensibilidade apenas com qualquer tipo de vento que entre em contato com seus dentes. É importante prestar atenção ao que está acontecendo em sua cavidade bucal, podendo descobrir o problema através de sintomas como esses. E não deixe...

Publicação: 15/08/2019 17:38:14 - Leia mais Faça um comentário

5 mitos ou verdades que você precisa saber sobre saúde bucal

Para deixar os dentes perfeitos e saudáveis muitas pessoas acabam seguindo dicas que surgem na internet ou conselhos de familiares, porém nem sempre essas informações são corretas, portanto o acompanhamento com o dentista é essencial para manter a saúde bucal em dia.

Para ajudar as pessoas a cuidarem melhor da saúde dos dentes, veja a seguir os maiores mitos e verdades sobre o tema:

1) A saúde dos dentes e gengivas influencia na saúde geral

Verdade - E vice e versa também: a saúde geral também influencia na saúde de sua boca. Por exemplo, um foco de infecção de um dente pode provocar uma endocardite (inflamação do coração), e em casos mais graves uma septicemia (infecção grave no sangue). Outro exemplo é: o diabetes quando descompensado pode provocar uma gengivite, periodontite com perda óssea e perda de dentes

2) Passar fio dental faz a gengiva sangrar

Mito - Se a gengiva sangra ao passar...

Publicação: 08/08/2019 16:32:05 - Leia mais Faça um comentário

Saiba mais sobre aparelhos estéticos

A estética continua em alta e o sorriso, sem dúvida, é o seu melhor cartão de visita. Por isso, para corrigir o sorriso sem prejudicar a beleza, o aparelho estético de porcelana foi criado. Ele confere ao paciente um sorriso mais agradável, com peças imitando a cor dos dentes. Como ele possui uma aparência mais natural, nenhum paciente é prejudicado com o famoso “sorriso metálico”.

Você precisa corrigir o sorriso, porém, tem medo de prejudicar a estética? Então, o aparelho estético de porcelana pode ser uma boa solução para você! Veja quais são as principais dúvidas envolvendo este tipo de aparelho e se ele é o mais indicado para você!

Aparelho estético: o que muda para os aparelhos tradicionais?

Os aparelhos considerados estéticos são mais agradáveis visualmente que os aparelhos tradicionais. Além disso, eles podem ser tanto fixos quanto móveis e podem corrigir diferentes tipos de problemas. Atualmente, os...

Publicação: 01/08/2019 20:00:25 - Leia mais Faça um comentário

As dores de cabeça podem ser tratadas por um dentista

Olá amigo leitor! Você sabe diferenciar uma enxaqueca de uma dor referente a problemas bucais? Na coluna de hoje vamos aprender a fazer essa diferenciação.

Disfunção temporomandibular: sua enxaqueca pode estar dando sinais dessa doença! Dor de cabeça já é comum na rotina de muitos, podendo ser causada pelo estresse e também por outras complicações como a sinusite. Mas esse incômodo também pode estar ligado à saúde bucal. Existem alguns problemas odontológicos que podem dar início a esse famoso sintoma, o mais comum é a dor de cabeça oriunda de algum distúrbio temporomandibular.

Essa disfunção acomete a ATM, articulação responsável por ligar a mandíbula e o osso temporal do crânio. Localizada bem ao lado dos ouvidos, essa é uma região super flexível que permite a mastigação e a fala. Problemas por ali podem acontecer por vários motivos: estresse, ansiedade, desgaste no osso e outras causas. A doença é caracterizada por uma dor...

Publicação: 25/07/2019 18:31:39 - Leia mais Faça um comentário

Boca, coração e a Endocardite Infecciosa

A Endocardite Infecciosa (EI) é uma doença comum, que causa alto índice de mortalidade. Trata-se de uma infecção da parede interna do coração ou das válvulas do coração e uma de suas causas é a má conservação dos dentes.

A Endocardite Infecciosa ocorre quando há presença de micro-organismos, como bactérias, no fluxo sanguíneo e estas encontram tecidos cardíacos danificados, ou válvulas cardíacas anormais, onde podem se multiplicar livremente, causando uma infecção. Raramente, também pode ocorrer em pessoas com coração normal. Entretanto, se a pessoa tem algum fator predisponente, há maior probabilidade de desenvolver Endocardite Infecciosa. Isto é particularmente importante no Brasil em função da alta frequência de outra doença, a Febre Reumática. Também ocorre devido à alta incidência de cáries nos dentes e de doença periodontal (gengivite e periodontite).

A Febre Reumática surge a partir de uma infecção na garganta mal...

Publicação: 11/07/2019 18:42:33 - Leia mais Faça um comentário

Medo de dentista pode ser uma doença

Apesar da grande importância de fazer pelo menos uma visita ao dentista no ano, existem muitas pessoas que evitam entrar em um consultório odontológico a qualquer custo. Embora possa parecer um pouco engraçado à primeira vista, a odontofobia é algo bastante sério, pois além de ser uma patologia mental também pode colocar em risco a saúde bucal dos pacientes. Pensando nisso, vários psicólogos ao redor do mundo resolveram pesquisar sobre os motivos que levariam alguém a ter pavor da ida ao dentista. Os resultados apontaram alguns fatos interessantes.

Estudos sugerem que um dos principais motivos de todo esse pavor esteja ligado ao fato de que muita gente associa a odontologia à dor. Qualquer pessoa que já tenha sofrido com dores ou desconfortos durante um procedimento odontológico provavelmente ficará ansiosa quando chegarem as consultas futuras. Esse comportamento é semelhante ao de ter uma experiência ruim em qualquer outro lugar, seja em um restaurante...

Publicação: 04/07/2019 17:37:35 - Leia mais Faça um comentário

Boca Seca: Causas e consequências

Olá amigos do Jornal Simpatia, nessa semana venho falar de um assunto que poucas pessoas conhecem, porém é muito comum: Xerostomia. Palavra de origem grega, xerostomia é uma combinação de xeros, que significa seco, com stoma, que é boca.

Trata-se então de “boca seca”, condição que se caracteriza pela diminuição da produção salivar. Fisiologicamente, a salivação começa a diminuir a partir dos 30 anos. Aos 60 anos, a pessoa tem metade da saliva de um jovem. O problema é que todos precisam de saliva para digerir os alimentos, limpar a boca e controlar a população de bactérias, evitando infecções.

A Xerostomia pode ser provocada por fatores como desidratação, ronco, hábito de respirar pela boca, cigarro, álcool, má higiene bucal e longas falas, mas quando ocorre queda expressiva ou interrupção na produção de saliva, os termos adequados são hipossalivação ou hipossialia. Nesses casos, a boca seca pode ser sinal de doenças nas...

Publicação: 27/06/2019 19:10:36 - Leia mais Faça um comentário

Aparelho ortodôntico em crianças


Já desde muito pequenos, os pais precisam seguir os cuidados ideais com a saúde bucal do filho. Cada etapa da vida demanda tipos diferentes de dedicação e atenção. Para que isso ocorra de maneira correta, deve haver o acompanhamento do dentista desde cedo. A época de avaliar a necessidade de aparelhos dentários irá depender do desenvolvimento dos ossos da face e dentição, mas uma coisa é certa: essa visita não pode ser negligenciada, independente do momento que será feita. Essa avaliação deve ser feita pelo ortodontista que é o especialista em aparelhos dentários. Você sabe qual é a idade correta de visitar o ortodontista?

A faixa etária mais adequada é dos 5 aos 7 anos de idade, porque é nessa fase que o pequeno entra no processo de troca dos dentes de leite pelos permanentes. O exame clínico e uma documentação ortodôntica, que compõem exames complementares com...

Publicação: 13/06/2019 20:01:57 - Leia mais Faça um comentário

Dor ao abrir a boca, um problema comum e que precisa de intervenção rápida

Dores na cabeça ou próximas ao ouvido e dificuldades para abrir ou fechar a boca. Para a maioria destes indivíduos, o problema pode ser apenas do bruxismo, um distúrbio neuromuscular bastante associado ao estresse do dia-a-dia. Mas é preciso estar atento porque nem sempre estes desconfortos tem como causa o ranger e apertar excessivo dos dentes. Em muitas situações, é a disfunção da ATM, a articulação temporomandibular, a verdadeira causa para o aparecimento frequente destes sintomas.

Os sintomas mais comuns na disfunção da ATM são, além das dores orofaciais e limitações à movimentação da mandíbula, estalidos e barulhos próximos ao ouvido ao abrir e fechar a boca. O uso de placa para tratamento da ATM pode ser parte do tratamento da disfunção mas requer cuidados adicionais. E o motivo são as doenças como artroses e tumores, que podem, em muitos momentos de evolução destas condições, apresentar sintomas selemelhantes à disfunção na...

Publicação: 06/06/2019 19:25:07 - Leia mais Faça um comentário

Cuidados com os dentes de Leite


Antigamente era costume dizer que os dentes de leite das crianças não necessitavam de cuidados, pois os mesmos não tinham raiz e iriam cair a partir dos 6 anos, dando lugar a novos dentes chamados permanentes. E estes sim deveriam ser cuidados e tratados. Isso era um grande erro!

Com o tempo, essa idéia foi mudando e visto que a visita ao dentista e os cuidados com os dentes de leite deveriam acontecer desde cedo, para evitarmos dor e outros problemas de saúde para a criança e o adulto. Os dentes de leite, ou temporários como são chamados, têm raiz e merecem tanto cuidado quanto os permanentes.

Além da visita ao dentista para bebês ou odontopediatra, os pais ou responsáveis devem olhar com carinho a limpeza da boca o mais cedo possível. São orientados para que a princípio seja feita uma limpeza com um paninho bem macio, exclusivo para isso, umedecido em água limpa. Após cada...

Publicação: 29/05/2019 21:52:31 - Leia mais Faça um comentário

Páginas:

1234567