Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Dicas de Saúde Bucal

Aparelho ortodôntico em crianças


Já desde muito pequenos, os pais precisam seguir os cuidados ideais com a saúde bucal do filho. Cada etapa da vida demanda tipos diferentes de dedicação e atenção. Para que isso ocorra de maneira correta, deve haver o acompanhamento do dentista desde cedo. A época de avaliar a necessidade de aparelhos dentários irá depender do desenvolvimento dos ossos da face e dentição, mas uma coisa é certa: essa visita não pode ser negligenciada, independente do momento que será feita. Essa avaliação deve ser feita pelo ortodontista que é o especialista em aparelhos dentários. Você sabe qual é a idade correta de visitar o ortodontista?

A faixa etária mais adequada é dos 5 aos 7 anos de idade, porque é nessa fase que o pequeno entra no processo de troca dos dentes de leite pelos permanentes. O exame clínico e uma documentação ortodôntica, que compõem exames complementares com...

Publicação: 13/06/2019 20:01:57 - Leia mais Faça um comentário

Dor ao abrir a boca, um problema comum e que precisa de intervenção rápida

Dores na cabeça ou próximas ao ouvido e dificuldades para abrir ou fechar a boca. Para a maioria destes indivíduos, o problema pode ser apenas do bruxismo, um distúrbio neuromuscular bastante associado ao estresse do dia-a-dia. Mas é preciso estar atento porque nem sempre estes desconfortos tem como causa o ranger e apertar excessivo dos dentes. Em muitas situações, é a disfunção da ATM, a articulação temporomandibular, a verdadeira causa para o aparecimento frequente destes sintomas.

Os sintomas mais comuns na disfunção da ATM são, além das dores orofaciais e limitações à movimentação da mandíbula, estalidos e barulhos próximos ao ouvido ao abrir e fechar a boca. O uso de placa para tratamento da ATM pode ser parte do tratamento da disfunção mas requer cuidados adicionais. E o motivo são as doenças como artroses e tumores, que podem, em muitos momentos de evolução destas condições, apresentar sintomas selemelhantes à disfunção na...

Publicação: 06/06/2019 19:25:07 - Leia mais Faça um comentário

Cuidados com os dentes de Leite


Antigamente era costume dizer que os dentes de leite das crianças não necessitavam de cuidados, pois os mesmos não tinham raiz e iriam cair a partir dos 6 anos, dando lugar a novos dentes chamados permanentes. E estes sim deveriam ser cuidados e tratados. Isso era um grande erro!

Com o tempo, essa idéia foi mudando e visto que a visita ao dentista e os cuidados com os dentes de leite deveriam acontecer desde cedo, para evitarmos dor e outros problemas de saúde para a criança e o adulto. Os dentes de leite, ou temporários como são chamados, têm raiz e merecem tanto cuidado quanto os permanentes.

Além da visita ao dentista para bebês ou odontopediatra, os pais ou responsáveis devem olhar com carinho a limpeza da boca o mais cedo possível. São orientados para que a princípio seja feita uma limpeza com um paninho bem macio, exclusivo para isso, umedecido em água limpa. Após cada...

Publicação: 29/05/2019 21:52:31 - Leia mais Faça um comentário

Odontologia pode ajudar a melhorar desempenho de atletas

O atleta precisa seguir uma rotina que inclui treinos, hábitos saudáveis de alimentação, consultas periódicas ao médico e também ao dentista. Como a saúde do corpo dele é fundamental para que atinja os melhores resultados, a assistência deve ser integral. É nesse momento que entra a odontologia do esporte. Apesar de pouco conhecida, ela é fundamental para prevenir doenças e aumentar o rendimento nos treinos e nas competições.

Inúmeros problemas podem interferir na saúde bucal do atleta, comprometendo seu desempenho e o sucesso em competições importantes. Um atleta de alto rendimento que sofre com a falta de um dente pode ter dificuldade na mastigação e prejudicar a absorção de nutrientes e a produção de energia, afetando diretamente no comportamento muscular. Além disso, a respiração tende a ficar prejudicada, o que pode dificultar atividades de alta intensidade, resultando em um rendimento inferior ao seu potencial.

Durante muitos anos,...

Publicação: 23/05/2019 18:15:34 - Leia mais Faça um comentário

Odontologia preventiva pela manutenção e qualidade do seu sorriso

A saúde deve ser uma das maiores preocupações de cada pessoa. Estar atento à funcionalidade do seu corpo e ser capaz de detectar quando algo não vai bem é de extrema importância para diagnósticos precoces e tratamento adequado com mais chances de sucesso. Com a saúde bucal não é diferente. E a odontologia é a área que ajuda com esse cuidados. Você já deve estar cansado de ouvir que “prevenir é melhor do que remediar”. Conversamos com o dentista Rafael Landim que veio mostrar por que essa frase é tão verdadeira. Conheça mais sobre a Odontologia preventiva.

O que é a odontologia preventiva?

Ter o sorriso sempre impecável exige atenção e comprometimento. Para além da estética, é preciso cuidar de toda a estrutura bucal, incluindo gengiva e língua, por exemplo. E, para isso, você pode contar com a ajuda dessa odontologia preventiva. “É a área da odontologia que tem como objetivo a manutenção da saúde e a prevenção das doenças...

Publicação: 16/05/2019 19:20:00 - Leia mais Faça um comentário

Aprenda a fazer o auto exame para prevenir o câncer bucal

O câncer de boca, apesar de não ser o tipo mais comum da doença, tem registrado 14 mil novos casos por ano no país de acordo com o Instituto Nacional do Câncer - Inca. O dentista é o profissional que pode te ajudar nesse momento, mas também é importante que o paciente aprenda a realizar o auto exame bucal. Você sabe como praticar? Caso a resposta seja não, na coluna dessa semana você vai aprender.

Você tem um papel ativo na detecção de câncer bucal precoce através do auto exame bucal. Muitas vezes, as pessoas costumam ignorar qualquer tipo de exame. Seja por medo ou por não se preocupar tanto com a saúde. Mas essa não é a melhor atitude a ser tomada. Qualquer tipo de exame tem o papel de prevenir ou identificar doenças, e o quanto antes detectá-las, haverá uma chance maior de cura. O auto exame pode ser considerado o primeiro passo para isso. É simples, rápido, e deve ser feito em frente a um espelho com boa iluminação, podendo ser pela luz solar...

Publicação: 09/05/2019 19:38:17 - Leia mais Faça um comentário

Entenda os tipos de restaurações dentárias

Uma lesão com cárie ou fratura causam perda da estrutura dental. Assim, para devolver a função e a estética do dente, a odontologia trabalha com dois tipos de restaurações dentárias — direta e indireta —, que têm indicações específicas e podem ser feitas de diferentes materiais.

O dentista precisa considerar alguns critérios para escolher o tipo de restauração e o material a ser utilizado, como a dimensão dos danos ao elemento dental ou, ainda, o seu posicionamento na arcada.

A restauração é um procedimento que visa repor a forma e a função de um dente que sofreu algum dano. O objetivo é que a estrutura dental volte a ter a anatomia que tinha antes do problema. Elas são indicadas para esses casos:


- lesão causada por cáries;

- dentes quebrados;

- dentes com trincas;

- desgaste dental, que pode ocorrer em caso de bruxismo.


Para pacientes com cáries, é importante que a restauração seja realizada o...

Publicação: 02/05/2019 19:24:57 - Leia mais Faça um comentário

O que quer dizer ter dentes sensíveis?


A sensibilidade dentária é a dor causada por desgaste da superfície do dente. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival.

Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e acusam a dor.

Quando o calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, você sente dor. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal.

Especialmente se a dor fizer com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis às cáries e doenças gengivais.

Como saber se meus dentes são sensíveis?

Se você sentir uma sensação dolorosa em seus dentes após tomar bebidas ou comer comidas quentes ou frias, seus dentes são sensíveis. Mas...

Publicação: 25/04/2019 20:36:26 - Leia mais Faça um comentário

Os chocolates e a saúde dos dentes

Ao comer um pedaço de chocolate, podemos sim sentir dor. É uma sensação parecida com um choque, que pode acabar na hora com a ótima sensação de comer esse doce tão apreciado por todos.

Essa sensação, chamada de hipersensibilidade dentária, pode ser bastante incômoda, e é muito importante entender porquê isso estar acontecendo.

Os dentes podem ter sensibilidade não só com o doce, mas também com alimentos ácidos, quentes ou gelados.

Como ocorre a hipersensibilidade dental?

A hipersensibilidade dental acontece quando ocorre exposição da dentina, a estrutura mais interna do dente, que normalmente é protegida pelo esmalte – a camada mais dura e externa dele.

Essa exposição dentinária pode acontecer por:


- desgaste no elemento dental;

- trincas;

- retração gengival;

- má adaptação de uma restauração;

- e até mesmo por uma carie.


Não é só hipersensibilidade!

O...

Publicação: 19/04/2019 01:59:54 - Leia mais Faça um comentário

4 Coisas que você precisa saber sobre a troca dos dentes na infância

Se os pais são de primeira viagem, o momento em que os dentes de leite dos pequenos começam a amolecer já acende um sinal de alerta. Na teoria tudo parece simples, mas e se algo não sair conforme o planejado, o que fazer? Saiba que é perfeitamente normal que dúvidas pairem no ar, mas fique tranqüilo: algumas delas podem ser respondidas na coluna dessa semana.

1 - Os dentes precisam ser extraídos em consultório odontológico?

Não necessa-riamente. É comum que o pai ou a mãe ache mais seguro levar os filhos ao dentista para retirarem os dentes quando estiverem bem molinhos, mas essa não é uma regra. O processo de queda/erupção na maioria das vezes ocorre sem problemas e pode acontecer dentro de casa, aliás a natureza trabalha sozinha na maioria das vezes. No entanto em alguns casos específicos a extração deve ser feita por um profissional. Na dúvida procure seu dentista de confiança.

2 - O que fazer quando passa o tempo de arrancar o dente...

Publicação: 11/04/2019 18:49:46 - Leia mais Faça um comentário

Páginas:

123456