Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Dicas de Saúde Bucal

Os chocolates e a saúde dos dentes

Ao comer um pedaço de chocolate, podemos sim sentir dor. É uma sensação parecida com um choque, que pode acabar na hora com a ótima sensação de comer esse doce tão apreciado por todos.

Essa sensação, chamada de hipersensibilidade dentária, pode ser bastante incômoda, e é muito importante entender porquê isso estar acontecendo.

Os dentes podem ter sensibilidade não só com o doce, mas também com alimentos ácidos, quentes ou gelados.

Como ocorre a hipersensibilidade dental?

A hipersensibilidade dental acontece quando ocorre exposição da dentina, a estrutura mais interna do dente, que normalmente é protegida pelo esmalte – a camada mais dura e externa dele.

Essa exposição dentinária pode acontecer por:


- desgaste no elemento dental;

- trincas;

- retração gengival;

- má adaptação de uma restauração;

- e até mesmo por uma carie.


Não é só hipersensibilidade!

O...

Publicação: 19/04/2019 01:59:54 - Leia mais Faça um comentário

4 Coisas que você precisa saber sobre a troca dos dentes na infância

Se os pais são de primeira viagem, o momento em que os dentes de leite dos pequenos começam a amolecer já acende um sinal de alerta. Na teoria tudo parece simples, mas e se algo não sair conforme o planejado, o que fazer? Saiba que é perfeitamente normal que dúvidas pairem no ar, mas fique tranqüilo: algumas delas podem ser respondidas na coluna dessa semana.

1 - Os dentes precisam ser extraídos em consultório odontológico?

Não necessa-riamente. É comum que o pai ou a mãe ache mais seguro levar os filhos ao dentista para retirarem os dentes quando estiverem bem molinhos, mas essa não é uma regra. O processo de queda/erupção na maioria das vezes ocorre sem problemas e pode acontecer dentro de casa, aliás a natureza trabalha sozinha na maioria das vezes. No entanto em alguns casos específicos a extração deve ser feita por um profissional. Na dúvida procure seu dentista de confiança.

2 - O que fazer quando passa o tempo de arrancar o dente...

Publicação: 11/04/2019 18:49:46 - Leia mais Faça um comentário

Tratamento Odontológico em Crianças com Espectro Autista


No dia 02 de Abril lembramos o dia mundial da conscientização do Autismo. Portanto na coluna da semana vamos abordar o atendimento odontológico para as crianças com Espectro Autista.

Nasceram os primeiros dentinhos e chegou a hora de visitar o consultório de odontologia. Levar crianças ao dentista não é necessariamente uma tarefa fácil. Na turbulenta rotina de uma família do que faz parte do Espectro Autista, então, é comum que os pais acabem protelando um pouco essa primeira visita, já que a agenda acaba ficando apertada entre terapias e tratamentos.

No entanto,a recomendação é acostumar a criança a fazer uma consulta periódica de acompanhamento antes que os problemas comecem a surgir. Se os pais levam o filho ao dentista apenas quando a criança já está com dor no dente, ela associa o consultório à dor e o tratamento fica muito mais difícil.

Veja abaixo...

Publicação: 04/04/2019 16:08:48 - Leia mais Faça um comentário

Os Cuidados com a Gengiva

A gengiva saudável é formada por tecidos lisos, de coloração rosada, de consistência firme e bastante aderida ao maxilar e aos dentes. Não deve sangrar durante a escovação normal dos dentes ou mesmo no uso do fio dental.

Para ter um sorriso bonito, garantir a boa aparência e a autoestima, muitas pessoas pensam que basta que se dê aquela boa escovada nos dentes após as refeições. Isso de fato é importante, mas não apenas isso. Na higiene bucal é muito importante que seja dada uma atenção especial às gengivas, eliminando qualquer resíduo de alimento e de placa bacteriana.

A placa bacteriana não removida durante a higiene bucal, irá endurecer ficando aderida aos dentes, formando o tártaro. A remoção do tártaro só será possível ser feita pelo dentista, com uma limpeza profissional. Se não for devidamente cuidada, teremos instalada a gengivite, uma inflamação das gengivas, evoluindo para a periodontite. Em casos mais graves, deixam a raiz...

Publicação: 28/03/2019 19:18:17 - Leia mais Faça um comentário

Próteses Parciais, como repor a ausência de alguns dentes

Os dentes desempenham diversas funções essenciais para o bom funcionamento do corpo inteiro. Eles são importantes para mastigação, fala, respiração e até para a estética do rosto. Quando um ou mais dentes são perdidos, as próteses dentárias assumem o papel de manter tudo isso funcionando bem.

Uma vez que as pessoas perdem dentes diferentes por diversos motivos, existem também vários tipos de prótese que podem ser indicadas para a realidade de cada paciente. Quando se perde alguns dentes podemos lançar mão das próteses parciais.

Conheça os tipos de próteses e os usos mais indicados para cada uma:

Prótese parcial fixa

A indicação para a prótese parcial fixa dependerá da quantidade de dentes que a pessoa perdeu, do posicionamento e da extensão do chamado espaço protético, ou seja, o local em que um ou mais dentes seriam colocados.

A prótese parcial fixa, normalmente, é indicada quando a pessoa perdeu um ou mais dentes...

Publicação: 21/03/2019 19:07:09 - Leia mais Faça um comentário

Implantes dentários

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Como funcionam os implantes dentários?

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. Esta modalidade de prótese é chamada “protese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos ou falta de adaptação a estes aparelhos. Além...

Publicação: 14/03/2019 21:21:04 - Leia mais Faça um comentário

O que é ter uma boa saúde bucal?


Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:


Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;

A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;

O mau hálito deixa de ser um problema permanente.


Consulte o seu dentista caso sua gengiva doa ou sangre quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver passando por um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.

Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

Como garantir uma boa higiene bucal?

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para...

Publicação: 08/03/2019 00:30:55 - Leia mais Faça um comentário

Lentes de contato para os dentes: posso usar?

Não é exagero afirmar que o sorriso faz parte da história humana e da nossa evolução como espécie. Pesquisas demonstram que o hábito de comunicar uma emoção usando a boca e os dentes, muitas vezes sem emitir som algum, está presente em todas as fases da vida e tem uma função social importante.

Mesmo que em algumas culturas o sorriso aberto ainda esteja reservado a contextos mais privados, o avanço das tecnologias, da Internet e das redes sociais fez com que captar (e compartilhar) esses momentos se tornasse algo corriqueiro. É uma mudança que reforçou em nosso dia a dia a preocupação com o que podemos chamar de qualidade do sorriso, questão diretamente ligada à saúde bucal.

Atualmente, a busca pelo sorriso perfeito conta com aliados importantes no consultório do dentista. Entre esses recursos, estão as “lentes de contato dental“, expressão popular para uma tecnologia cujo nome técnico correto é “laminados cerâmicos...

Publicação: 27/02/2019 21:14:33 - Leia mais Faça um comentário

Sangramento de Gengiva pode ser um alerta para outros problemas de saúde

A gengivite e periodontite são duas doenças crônicas que acometem as estruturais periodontais (gengiva, osso e ligamento periodontal) e que, para o caso da periodontite, pode levar à perda de dentes ou defeitos permanentes na arquitetura gengival – retração gengival. Já classificadas como as duas doenças mais prevalentes nos seres humanos, podem estar presentes por vários anos na forma de gengivas inflamadas e inchadas e, principalmente, que sangram espontaneamente.

A principal causa para a gengivite e periodontite é o acúmulo de placa bacteriana entre o dente e a gengiva. Quando não removida – e por contato prolongado com os tecidos gengivais, dá início a um lento processo de inflamação que resulta no sangramento gengival provocado, nos casos mais simples, e espontâneo, nos casos mais severos.

O tratamento consiste na remoção da placa bacteriana e tártaro aderidos à coroa e raízes dentárias, aliado à instruções corretas de...

Publicação: 21/02/2019 19:28:05 - Leia mais Faça um comentário

Aparelhos dentários estéticos

Responsável por corrigir problemas de oclusão (encaixe dos dentes) e alinhar os dentes, o aparelho fixo fez parte de uma etapa da vida de muitas pessoas. No entanto, existem muitos pacientes que não desejam usar os tradicionais modelos com bráquetes e aros prateados. Pensando nessa exigência, resolvi na coluna dessa semana, contar mais sobre o aparelho estético. Veja como esse modelo pode ser o ideal para você!

Conheça o aparelho fixo estético

Atualmente, a estética é a grande preocupação entre os pacientes nos consultórios ortodônticos. Para atender a essa demanda, foi desenvolvida uma alternativa ao aparelho fixo tradicional: o modelo estético. As peças dele são caracterizadas por sua cor similar à cor dos dentes, não deixando aquela famosa aparência de "sorriso metálico".Esse modelo de aparelho tem a mesma função do fixo metálico, mas com a vantagem de ser bem mais discreto esteticamente.

Em alguns casos, pode acontecer de o...

Publicação: 14/02/2019 20:13:55 - Leia mais Faça um comentário

Páginas:

123456