Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Dicas de Saúde Bucal

Sangramento de Gengiva pode ser um alerta para outros problemas de saúde

A gengivite e periodontite são duas doenças crônicas que acometem as estruturais periodontais (gengiva, osso e ligamento periodontal) e que, para o caso da periodontite, pode levar à perda de dentes ou defeitos permanentes na arquitetura gengival – retração gengival. Já classificadas como as duas doenças mais prevalentes nos seres humanos, podem estar presentes por vários anos na forma de gengivas inflamadas e inchadas e, principalmente, que sangram espontaneamente.

A principal causa para a gengivite e periodontite é o acúmulo de placa bacteriana entre o dente e a gengiva. Quando não removida – e por contato prolongado com os tecidos gengivais, dá início a um lento processo de inflamação que resulta no sangramento gengival provocado, nos casos mais simples, e espontâneo, nos casos mais severos.

O tratamento consiste na remoção da placa bacteriana e tártaro aderidos à coroa e raízes dentárias, aliado à instruções corretas de...

Publicação: 21/02/2019 19:28:05 - Leia mais Faça um comentário

Aparelhos dentários estéticos

Responsável por corrigir problemas de oclusão (encaixe dos dentes) e alinhar os dentes, o aparelho fixo fez parte de uma etapa da vida de muitas pessoas. No entanto, existem muitos pacientes que não desejam usar os tradicionais modelos com bráquetes e aros prateados. Pensando nessa exigência, resolvi na coluna dessa semana, contar mais sobre o aparelho estético. Veja como esse modelo pode ser o ideal para você!

Conheça o aparelho fixo estético

Atualmente, a estética é a grande preocupação entre os pacientes nos consultórios ortodônticos. Para atender a essa demanda, foi desenvolvida uma alternativa ao aparelho fixo tradicional: o modelo estético. As peças dele são caracterizadas por sua cor similar à cor dos dentes, não deixando aquela famosa aparência de "sorriso metálico".Esse modelo de aparelho tem a mesma função do fixo metálico, mas com a vantagem de ser bem mais discreto esteticamente.

Em alguns casos, pode acontecer de o...

Publicação: 14/02/2019 20:13:55 - Leia mais Faça um comentário

Autoligados: Aparelhos dentários mais confortáveis e mais rápidos

Para quem não gostava muito da idéia das borrachinhas (coloridas ou não), nem tampouco da dor causada pelos ajustes do aparelho ortodôntico fixo tradicional, a ortodontia tem uma boa notícia! Com o avanço das técnicas, o aparelho fixo também se aprimorou e agora o paciente já tem como optar por um tratamento bem mais ágil e menos dolorido. Trata-se do aparelho autoligado, que facilita a movimentação dos dentes, a higienização e até a estética do paciente. Para quem não conhece esse tipo de aparelho, separamos esse post para explicar como funciona o tratamento. Descubra quais seus principais benefícios, permitindo que você tenha mais elementos na hora de escolher. Confira!

Aparelho autoligado sem borrachinhas

O aparelho fixo convencional conta com as ligaduras ou as famosas borrachinhas, que prendem o arco aos braquetes. Além de facilitarem o acumulo de bactérias, essas borrachinhas não impedem movimentos do arco, que acabam tornando o tratamento...

Publicação: 08/02/2019 00:24:42 - Leia mais Faça um comentário

Escovar os dentes previne doenças

A Organização Mundial da Saúde (OMS), já comprovou que o corpo humano trabalha com perfeição quando todos os seus órgãos estão em boas condições de saúde. E para que essa harmonia saia do eixo basta que um órgão esteja em defasagem, ou seja, em más condições de seu funcionamento.

O que muitas pessoas não sabem é que a saúde bucal é importantíssima, pois se deixada de lado, fungos e bactérias podem se proliferar e acabar por atingindo outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias.

A falta de higiene e descuido com a saúde da boca e dos dentes acarreta vários problemas. Dentre eles, o mais comum, a cárie, que é um fator de deterioração dos dentes. Dificuldades na mastigação, dores de dente, incomodo e até a perda dos mesmos são características básicas do que uma cárie pode causar se uma pessoa se descuidar da higiene e dos cuidados com o órgão oral.

Diversas doenças mais sérias podem ser causadas por...

Publicação: 31/01/2019 22:08:48 - Leia mais Faça um comentário

O que fazer em traumas nos dentes das crianças?

Sabemos que nas férias escolares as crianças ficam mais eufóricas e adoram brincar e passear, mas devemos ficar atentos pois nessa época aumentam as chances de acidentes. Muitas crianças nessas brincadeiras e passeios sofrem quedas e acabam levando um trauma nos dentes de leite ou nos permanentes. Após um traumatismo o dente pode partir, ficar muito amolecido e cair, ficar manchado ou até mesmo com uma pequena bolinha de pus na gengiva. Dependendo da situação, deve-se seguir algumas orientações. Portanto na coluna dessa semana iremos detalhar o que fazer caso haja uma pancada que atinja os dentes.

1. Se o dente quebrar

Se o dente quebrar pode-se guardar o pedacinho do dente num copo com a saliva da própria criança, água filtrada ou mineral, soro fisiológico ou leite para que o dentista veja se é possível restaurar o dente colando o próprio pedacinho quebrado ou com resina composta, melhorando a aparência do sorriso da criança.

Porém, se o...

Publicação: 24/01/2019 21:55:21 - Leia mais Faça um comentário

O uso da Saliva Artificial

Olá amigo leitor do Jornal Simpatia. Você já ouviu falar em saliva artificial? Elaé um líquido que reproduz a composição da saliva natural que todos nós produzimos, trazendo sais minerais e substâncias capazes de proteger e hidratar os tecidos bucais. Disponíveis no mercado no formato de spray, o produto deve ser usado com a prescrição de um profissional e são mais indicadas para pacientes na terceira idade, sendo uma ótima alternativa para alguns problemas bucais. Isso acontece por conta das mudanças que o tempo pode fazer com o corpo, incluindo a xerostomia, também conhecida como boca seca. Nesses casos, há uma secura na região, envolvendo uma diminuição no fluxo salivar que pode trazer outras complicações.


O fluxo salivar costuma diminuir conforme os anos

A saúde bucal merece atenção durante todo os momentos da vida. E na terceira idade não seria diferente. O fluxo salivar começa a diminuir e pode ser decorrente de...

Publicação: 17/01/2019 21:16:22 - Leia mais Faça um comentário

Próteses Dentárias: Preciso fazer ajustes?

Olá amigos leitores do Jornal Simpatia. Você usa prótese dentária? Caso a resposta seja sim, preste bem atenção nas linhas que se seguem, pois falaremos dos cuidados que se deve ter para manter a durabilidade. Se a resposta for não, também preste atenção, pois tenho certeza que conhece algum amigo ou familiar que a use e você pode orientá-lo.

A prótese dentária tem duas funções: devolver ao paciente sua funcionalidade, da mastigação, e recuperar a estética do sorriso. Mas para garantir ambos os efeitos, todo o cuidado é pouco. Inclusive, um deles é realizar ajustes no novo “dente”. Afinal, é preciso fazer ajustes na prótese dentária? E com que frequência?

Não são só aparelhos ortodônticos que precisam de ajustes. O principal ajuste de uma prótese é feito logo no início, ou na etapa de finalização. Ajustes finos são realizados para que o paciente não sinta desconforto e também para que a prótese esteja em harmonia com os...

Publicação: 10/01/2019 19:12:51 - Leia mais Faça um comentário

Dor de cabeça: saiba quando isso é um problema bucal

Olá amigo leitor! Todos nós queremos passar as festas de fim de ano sem dor de cabeça, não é mesmo? Mas você sabe diferenciar uma enxaqueca de uma dor referente a problemas bucais? Na coluna de hoje vamos aprendera fazer essa diferenciação.

Disfunção temporomandibular: sua enxaqueca pode estar dando sinais dessa doença! Dor de cabeça já é comum na rotina de muitos, podendo ser causada pelo estresse e também por outras complicações como a sinusite. Mas esse incômodo também pode estar ligado à saúde bucal. Existem alguns problemas odontológicos que podem dar início a esse famoso sintoma, o mais comum é a dor de cabeça oriunda de algum distúrbio temporomandibular.

Essa disfunção acomete a ATM, articulação responsável por ligar a mandíbula e o osso temporal do crânio. Localizada bem ao lado dos ouvidos, essa é uma região super flexível que permite a mastigação e a fala. Problemas por ali podem acontecer por vários motivos: estresse,...

Publicação: 20/12/2018 22:16:41 - Leia mais Faça um comentário

Mandíbula estalando ao mastigar? Saiba como tratar

Sentiu ou sempre sente um estalo na mandíbula, ao mastigas ou bocejar? Muitas pessoas ignoram esse sintoma por parecer algo corriqueiro, “normal” ou não apresentar dor, no entanto ele pode ser um indício de problemas na cavidade bucal, relacionada com a sua articulação temporomandibular, conhecida por ATM. Além disso pode evoluir para quadros doloroso intensos e avançados. Mas o que pode ter acontecido? Veja o que é indicado fazer quando sentir a mandíbula estalando!

Falar ou mastigar são apenas algumas das ações rotineiras em que sua mandíbula está trabalhando, pensando nisso, qualquer incômodo nela afeta diretamente seus afazeres essenciais do dia a dia. Na maioria desses casos, há uma relação direta com a ATM, articulação da mandíbula com o crânio e, quando existem problemas internos nesta articulação, o estalo pode acontecer, especialmente durante a abertura, mas também durante o fechamento. Além disso, esse episódio pode acontecer com...

Publicação: 13/12/2018 22:34:48 - Leia mais Faça um comentário

Ano Novo, Sorriso Novo! Conheça os tratamentos estéticos que podem mudar seu sorriso em 2019

A chegada de um novo ano pede mudanças! Nesse momento reavaliamos nossa vida e aproveitamos para planejar tudo o que faremos nos próximos meses. E por que não incluir o seu sorriso nisso? Existem diferentes formas de investir na beleza dos seus dentes. A primeira é cuidar da higiene e manter uma alimentação equilibrada, garantindo sua saúde bucal. Além disso, existem também muitas técnicas da odontologia estética, que podem deixá-los ainda mais bonitos!

Saiba mais sobre a odontologia estética

Se antes a odontologia se restringia a trabalhar a parte de dentro da boca, hoje em dia isso já mudou. Atualmente, a odontologia passa por grande processo de evolução, onde o cirurgião dentista olha o seu paciente de uma maneira diferente de muito tempo atrás. Além de examinar a boca, o profissional também avalia a face do paciente como um todo. Não adianta devolver um sorriso bonito e bem cuidado, com os lábios sem volume, sem contorno, a face flácida e...

Publicação: 06/12/2018 18:42:27 - Leia mais Faça um comentário

Páginas:

12345