Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Pet Show

Apreensão de mais de 500 animais silvestres em ônibus em Guarulhos

Dos 562 animais apreendidos na manhã do dia 19 pela Polícia Ambiental de Guarulhos (SP), 16 chegaram mortos ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras) que fica no Parque Ecológico do Tietê – todos foram esmagados dentro das caixas de papelão onde foram escondidos. Os animais vieram da Bahia e seriam vendidos em mercado clandestino. Três pessoas foram detidas e liberadas em seguida. Vão responder por maus-tratos e por manter os animais silvestres em cativeiros.

Foram apreendidos 427 jabutis, 87 iguanas, 21 saguis, 2 falcões, 2 corujas e 23 pássaros de várias espécies. As imagens impressionam quem não está acostumado a ver apreensão de animais silvestres. Muitos pássaros estavam sem penas, as duas corujas filhotes estavam muito assustadas na gaiola e um dos dois falcões apreendidos fugia ao menor sinal de aproximação. Os animais que sobreviveram foram alimentados, beberam água, alguns com dificuldade como os pássaros que não estão...

Publicação: 15/08/2019 17:37:53 - Leia mais Faça um comentário

Extinção de plantas atinge nível 'assustador' , alertam cientistas

O Brasil é uma das nações mais afetadas pelo fenômeno de conseqüências devastadoras para a biodiversidade, segundo estudo divulgado no dia 24 de maio pela revista científica "Nature" alerta para o ritmo desenfreado de extinções de espécies de plantas no planeta.

O relatório, o primeiro realizado em escala global, calcula que 571 espécies desapareceram desde 1750. Cientistas que participaram do trabalho afirmam que a estimativa é assustadora e pode estar muito abaixo da realidade, já que alguns países não foram estudados minuciosamente.

O Brasil está entre os protagonistas do problema, causado em grande parte pela atividade humana sem metas sustentáveis.

A derrubada de florestas e o uso de grandes porções de terra pelo agro-negócio são apontados como as principais causas das extinções. Há, ainda, milhares de espécies de plantas impossibilitadas de se reproduzirem, seja pela extinção de animais que ajudavam a espalhar sementes ou pela...

Publicação: 08/08/2019 16:31:46 - Leia mais Faça um comentário

Mudança climática pode acabar com a humanidade até 2050

Uma nova análise da mudança climática feita por um grupo australiano nos trouxe uma péssima notícia: a civilização humana pode entrar em colapso até 2050 se ações sérias de mitigação não forem tomadas na próxima década.

O relatório, publicado pela organização Breakthrough National Centre for Climate Restoration, é de autoria do próprio diretor da organização, o pesquisador do clima David Spratt, e de Ian Dunlop, ex-executivo da indústria do combustível fóssil.

O documento conclui que a mudança climática é “um risco de segurança” que “ameaça a extinção prematura da vida inteligente” ou a “permanente e drástica destruição de seu potencial para o desenvolvimento de um futuro desejável”.

É mais complexo do que pensávamos. A tese central do relatório é que os cientistas estão muito restritos em suas previsões de como a mudança climática afetará o planeta no futuro próximo. A atual crise climática seria...

Publicação: 01/08/2019 19:59:51 - Leia mais Faça um comentário

Holanda acabará com a criação de pugs

Estes animais sofrem demais com os problemas respiratórios e cardíacos. Acho que todos os países deveriam copiar a decisão da Holanda.

O governo holandês declarou que aplicará as leis que regulam e proíbem a reprodução e a criação de raças de cães braquicéfalos, como os Pugs, o que significa que possuem crânios largos que não correspondem à fisionomia de seu corpo, o que a longo prazo lhes causa problemas respiratório e cardíaco.

Segundo o país europeu, estes cães têm características muito exageradas e um focinho muito pequeno, o que significa uma vida de sofrimento para os animais. Devido a isso e para dar peso ao seu anúncio, ele imediatamente parou de criar Pugs dentro de um “clube de raça” que tornou a vida desses filhotes um negócio lucrativo.

A Animal´s Health informou que, por enquanto, eles emitem alertas e fecham os centros de “acasalamento de animais”, mas esses tipos de atividades serão punidos com multas e até...

Publicação: 25/07/2019 18:30:24 - Leia mais Faça um comentário

Gaema ajuíza ação contra uso charretes de Aparecida

O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), ajuizou ação civil pública contra o município de Aparecida, responsável por autorizar a utilização de cavalos em charretes turísticas.

A ação pede que seja abolido o uso servil dos animais, em razão da ocorrência de abusos e maus-tratos.

Em 2018 foi aberto inquérito civil regional para apurar a real situação dos equídeos utilizados em carroças e charretes nos 34 municípios que compõem o Núcleo Paraíba do Sul, a fim de obter um diagnóstico do problema no Vale do Paraíba e propor medidas de substituição gradativa dos veículos de tração animal por veículos como tuk-tuks, motonetas adaptadas ou bicicletas articuladas.

Constatou-se que, em Aparecida, há 38 charretes autorizadas pela prefeitura, sendo inúmeras as denúncias existentes sobre abusos a animais. Dentre as irregularidades, foram comprovadas privações...

Publicação: 18/07/2019 18:49:40 - Leia mais Faça um comentário

Servidores do ICMBIO denunciam Ricardo Salles

Estou dando todo apoio aos servidores do IBAMA E ICMBio... O que está sendo feito nas questões ambientais é algo inacreditável!! Olha isto, minha gente!!! É assustador!

Servidores do Ministério do Meio Ambiente e órgãos ligados à pasta denunciaram o ministro Ricardo Salles à Comissão de Ética Pública da Presidência da República e ao Ministério Público Federal. De acordo com o documento enviado à Comissão e assinado pela Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Ibama (Asibama/DF), os funcionários acusam Salles de difamar deliberadamente a imagem e a honra dos trabalhadores e a integridade dos órgãos como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A denúncia se baseia em postagens do ministro nas redes sociais desde sua posse, em janeiro, e no pronunciamento feito em abril, no Rio de Grande do Sul,...

Publicação: 11/07/2019 18:38:20 - Leia mais Faça um comentário

Gripe em cães pode até matar os animais

Com sintomas semelhantes aos da gripe humana, a doença comum nos cães se torna mais frequente com a chegada do frio

Com a chegada do outono e a consequente queda nas temperaturas muito se fala sobre a proliferação de doenças respiratórias, especialmente a gripe. Mas você sabia que os

cães também podem desenvolver este tipo de doença? É a Tosse dos Canis – também conhecida como gripe canina -, síndrome respiratória complexa transmitida por vírus ou bactérias que pode afetar animais de todas as raças e idades.

Durante o outono e o inverno, quando o tempo fica mais frio e seco, o que dificulta a dispersão das partículas transmissoras da doença, a transmissão da Tosse dos Canis é facilitada. Somado a isso, está a queda da resistência imunológica dos cães, que tendem a ficar com as vias aéreas mais ressecadas e, portanto, desprotegidas.

Por ser altamente contagiosa, a doença exige alguns cuidados dos tutores, que devem redobrar...

Publicação: 04/07/2019 17:37:57 - Leia mais Faça um comentário

Comissão Nacional da OAB diz que matança de cães é inconstitucional

Muito bom! a Comissão da OAB dá outra categoria à discussão. O presidente da Comissão Nacional de Proteção e Defesa dos Animais da OAB, Reynaldo Velloso, disse no ultimo dia 18, na Audiência Pública realizada na Câmara Federal, que a Instrução Normativa emitida pelo IBAMA que autoriza a utilização de cães na caça ao Javali é flagrantemente inconstitucional.

"A Instrução Normativa não só contraria o ordenamento descrito pela Constituição Federal, mas também a própria Lei de Crimes Ambientais. Estamos diante da terceirização da morte. Ao invés de promover o controle, o governo fomenta a matança, sem critérios, bastando apenas um simples cadastro. É a delegação do poder estatal sem maiores cerimônias. Um absurdo", disse ele.

A Constituição Federal veda qualquer exposição dos animais às crueldades e a Lei de Crimes Ambientais tutela os animais contra maus-tratos. Como é possível o IBAMA fomentar esta prática? Deveriam se...

Publicação: 27/06/2019 19:10:46 - Leia mais Faça um comentário

A triste vida dos leões criados para a caça e venda

A caça de animais é uma prática medieval, que infelizmente ainda tem muitos adeptos. Graças a essas pessoas, que estão dispostas a caçar e matar um animal apenas por prazer e diversão, é que o mercado de caça ilegal continua a crescer. E como se essa realidade já não fosse brutal, ela está ficando cada vez pior. Exemplo disso são as fazendas dedicadas à criação de leões com o intuito destes serem vendidos para caçadores.

Uma recente investigação relatou que até 12 mil leões são criados em cativeiros do tipo, sofrendo torturas e maus-tratos para depois serem vendidos para caçadores ricos. Os animais, que serão usados para simular uma busca e abate real, são comprados por até US$ 54 mil. Isso mostra até onde vai a capacidade do ser humano em acabar com vidas apenas para satisfazer os seus desejos mais cruéis e sádicos.

A triste realidade desses animais criados em cativeiro foi revelada por um relatório feito pelo político britânico Lord...

Publicação: 19/06/2019 22:42:55 - Leia mais Faça um comentário

Pingüins filhotes morrem afogados na Antártida

Milhares de filhotes de pingüins imperador morreram afogados quando a plataforma de gelo onde estavam, na Antártida, se partiu. A catástrofe, que afeta uma espécie em extinção, aconteceu em 2016 e foi agora revelada na revista Antarctic Science por uma equipa da British Antarctic Survey (BAS). Os investigadores Peter Fretwell e Phil Trathan dizem que, para agravar a situação, as aves adultas não dão sinais de se reproduzirem e repor a população.

Foi através de imagens de satélite que a equipe de investigadores percebeu o desaparecimento dramático dos pingüins bebês, é possível ver os excrementos dos animais no branco do gelo a mais de 800 quilômetros. O resultado desta catástrofe que atingiu a colônia de Halley Bay é que a população de pingüins imperador, que durante décadas esteve estabilizada numa média entre 14 mil e 25 mil casais (cerca de 5-9% da população global), desapareceu de um dia para o outro.

Os pingüins imperador pertencem...

Publicação: 13/06/2019 20:02:05 - Leia mais Faça um comentário

Páginas:

12345678