Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Pet Show

Animais afetados em Brumadinho

Mais de 1.000 animais atingidos de alguma forma pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, alguns resgatados já passaram por atendimento veterinário, 128 estão abrigados na fazenda alugada pela empresa após ordem judicial e os demais foram devolvidos aos tutores ou, no caso dos silvestres, devolvidos à natureza. Infelizmente o numero é minimo, me dói o coração imaginar quantos animais também morreram nesta chacina, além dos animais marinhos.

Embora os bois e vacas atolados na lama tenham sido os que mais ganharam visibilidade nas primeiras horas do desastre, na lista dos afetados contabilizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária tem até cágado, cobra e ouriço. O crime da Vale, responsável pela barragem que despejou 13 milhões de metros cúbicos de lama e rejeitos no último dia 25 de janeiro, atingiu a zona rural de Brumadinho. Para se ter uma ideia, só de bovinos na região o último censo agropecuário registrou 14,6 mil cabeças. O...

Publicação: 21/02/2019 19:32:35 - Leia mais Faça um comentário

Novo risco de rompimento de barragem em MG

Brigada Animal é enviada para cidade em MG após risco em barragem. Os trabalhos da Brigada Animal coordenada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG) continuam, desta vez em Barão de Cocais, uma das cidades mineiras que, na última sexta-feira, 8 de fevereiro, receberam um alerta de risco em barragem.

O aviso, que incluiu também a cidade de Itatiaiuçu, fez com que quase 600 moradores dos dois locais saíssem às pressas de suas casas, o que impossibilitou levar os animais juntos.

Com o intuito de cuidar dos bichos que ficaram nas casas, o CRMV-MG, por meio da Comissão de Desastres, encaminhou a equipe da Brigada Animal até o local. Neste sábado, 9, cerca de 1500 animais receberam água e comida nas comunidades Vila do Congo, Tabuleiro, Piteira e Socorro.

Os Cães encontrados doentes nas ruas foram recolhidos e encaminhados para atendimento em uma clínica veterinária do município.

Entre os animais...

Publicação: 14/02/2019 20:14:07 - Leia mais Faça um comentário

Mata paulista tem flagrante de onça com filhotes

A imagem inédita feita em dezembro do ano passado e divulgada apenas agora empolgou todos os envolvidos com o trabalho de preservação e regeneração do Parque das Neblinas, área de seis mil hectares situada entre as cidades paulistas de Mogi das Cruzes e Bertioga. Uma onça surge tranquilamente com seus dois filhotes andando pela mata. Os poucos segundos de passeio dos felinos durante o dia são a prova de que o local tem oferecido as condições ideais para que os animais vivam e se desenvolvam.

Esse registro é uma manifestação inequívoca de que o parque está dando suporte para a reprodução. Ainda não se sabe exatamente quantos indivíduos da espécie circulam pelo lugar, mas há o interesse em se fazer um inventário para chegar a esse número. Antes, porém, o objetivo é determinar a população de antas por ali, que aparecem com freqüência. De qualquer forma, já há registros suficientes para mostrar que a área tem uma biodiversidade importante e bem...

Publicação: 08/02/2019 00:24:54 - Leia mais Faça um comentário

Japão anuncia volta da caça de baleias

O Japão anunciou no dia 26 de dezembro sua saída da Comissão Internacional da Baleia (IWC, na sigla em inglês) no próximo ano e a retomada da caça comercial nas águas territoriais e na zona econômica exclusiva do país a partir de julho. A decisão foi lida pelo porta-voz do governo, Yoshihide Suga, que também anunciou o fim da prática polêmica na Antártida.

O Japão era membro da IWC desde 21 de abril de 1951. A organização foi criada há sete décadas para garantir a preservação desses cetáceos e impedir sua caça indiscriminada nos oceanos. Em 1986, impôs a proibição da caça comercial, depois que algumas espécies foram praticamente levadas à extinção pela pesca predatória.

Desde 1987, o Japão permite que se matem baleias apenas com fins científicos, mas essa é uma questão controversa. Críticos e organizações de proteção dos animais afirmam que o programa é usado para encobertar a caça comercial, já que a carne é vendida no...

Publicação: 31/01/2019 22:08:15 - Leia mais Faça um comentário

Nas férias, fuga de cães cresce 20%

É chegada a época de férias e muitos aproveitam o merecido descanso para viajar. Porém, aqueles que têm pets precisam ter cuidados redobrados. Estima-se que a fuga de cães cresça em torno de 20% neste período e, assim, acende o alerta sobre o risco de deixar os animais sozinhos em casa por muito tempo. Neste período eu costumo receber em média, uns 30 pedidos de tutores desesperados por seus animais de estimação estarem perdidos. Nas férias escolares do início ou do meio do ano, a chega a aumentar até 20%.

Os cães têm necessidade de conviver com o ser humano. Logo, deixá-los sozinhos por muito tempo provoca elevado grau de estresse. Eles aproveitam para escapar, em busca dos proprietários, sempre que alguém vai alimentá-los.

Em algumas cidades da região onde se tem centro de controle de zoonoses ou canil municipal ( o que não é a realidade de Caçapava) os animais até são recolhidos. Alguns destes animais chegam ao CCZ, que os acolhe e...

Publicação: 24/01/2019 21:55:47 - Leia mais Faça um comentário

Bebes e animais. Combina sim e é saudável!

Caros leitores, venho dividir com vocês com muita alegria que no dia 8 de dezembro Deus me presenteou com a chegada do meu bebe, o Dimitri Eduardo, devido aos problemas gestacionais o parto teve que ser adianto em 3 semanas, fui encaminhada para uma cesária de emergência devido ao sofrimento fetal e no fim tudo deu certo e Dimitri veio ao mundo esbanjando saúde, com pouco mais de 4 quilos e nem precisou ficar na UTI como os médicos disseram. Nossa família esta muito feliz. Já tenho uma princesa de 3 anos.Muitos insistem em me perguntar : “o que fez com seus animais de estimação? Bebes pode ter contato com animais?” A resposta é obvia: " meus animais vão continuam comigo, e seguimos com a mesma rotina de sempre".

Infelizmente muitas pessoas ainda usam a chegada de um bebe como desculpa para “desfazer” do animalzinho, muitos animais são abandonados todos os dias com as mais absurdas desculpas. Mas estamos aqui para esclarecer, porque bebes e animais de...

Publicação: 17/01/2019 21:16:11 - Leia mais Faça um comentário

Canadá aplicará US$ 61,5 milhões para salvar as orcas

O governo do Canadá, vai investir milhões de dólares para salvar orcas, porem muito ainda à de ser feito. Não é segredo para ninguém que as orcas residentes no sul necessitam de ajuda desesperada. Já que a população desses cetáceos está agora no nível mais baixo que já esteve em três décadas. Como devem ter suspeitado, a situação difícil dessas criaturas aquáticas majestosas deve-se em grande parte à atividade humana, incluindo a pesca predatória do salmão rei (fonte de alimento principal das baleias), uso de barcos extremamente barulhentos e contaminação das águas que são o habitat desses gigantes amáveis.

Mas, como os humanos causaram as ameaças às baleias, nós também temos o poder de reparar os danos, o que o governo canadense tem por objetivo fazer. Recentemente, Jonathan Wilkinson, o ministro da pesca do país, anunciou os planos do governo de dedicar US$ 61,5 milhões a medidas designadas para proteger as últimas baleias orca do sul...

Publicação: 10/01/2019 19:13:01 - Leia mais Faça um comentário

Grandes marcas decidem abandonar o uso de peles

O estilista Jean-Paul Gaultier anunciou que pretende abandonar o uso de peles em suas criações de alta-costura. Com a decisão, o francês engrossa o time dos grandes nomes da moda que aboliram a prática criticada por ecologistas. Em um programa da televisão francesa, uma jornalista perguntou ao estilista se ele pretende continuar usando couro e outras peles naturais em suas coleções. “Usei muito no início da minha carreira, muitas vezes reciclando peles antigas, mas quero remediar isso. É verdade que os casacos de pele são mais sensuais que as peles falsas. Mas acho que podemos usar peles falsas, além de encontrar outras maneiras de se esquentar. Talvez isso nos permitirá avançar do ponto de vista criativo”, disse ainda, lembrando que o principal problema é que “a maneira como os animais são mortos é deplorável ”, respondeu Gaultier.

Mesmo se desde 2014 o estilista não produz mais prêt-à-porter e se concentra apenas nos desfiles de alta-costura e...

Publicação: 20/12/2018 22:16:53 - Leia mais Faça um comentário

Animais também são alvos das fake news

Em tempos de notícias falsas pipocando pela internet, as tão faladas fake news é importante saber que isso também existe nos assuntos relacionados à natureza. Resultados da pura falta de informação que se espalha rapidamente, como nas redes sociais de hoje em dia, muitos mitos confundem as pessoas e colocam animais em risco.

Assim como os gatos pretos, as corujas não dão azar. Os morcegos não são “ratos com asas”, as úteis lagartixas não transmitem a doença de pele popularmente conhecida como cobreiro e as serpentes não são todas venenosas. Os “antídotos” para esse problema são, assim como nas notícias de qualquer outra área, a busca por fontes confiáveis e a não propagação de idéias equivocadas.

As aves contribuem para o equilíbrio dos ecossistemas. É importante saber que a presença de corujas significa algo muito positivo. Ela garante um ambiente preservado e equilibrado. Um benefício é o controle da população de ratos,...

Publicação: 13/12/2018 22:35:55 - Leia mais Faça um comentário

Animais envenenados em Caçapava

Neste ultimo mês, diversos internautas relatam que tem alguém de mau coração que está envenenando os bichinhos nos Bairros Nova Caçapava, Village das Flores e Esperança. Até agora foram 3 cães e diversos gatos tem aparecido mortos nas ruas dos bairros pelo uso de chumbinho!

Sempre digo que lugar de animais é dentro de casa, já que nas ruas estão expostos a todo tipo de crueldade e principalmente envenenamento. Algumas pessoas muitas vezes até sem intenção de envenenar os mascotes, comprar essa substancia para extinguir ratos, porém acidentalmente cães e gatos pode vir a comer, outras pessoas já com ma fé, colocam chumbinho dentro de salsichas, carnes e pães propositalmente para cães e gatos. Lembrando que tanta maldade pode sim atingir uma criança que possa vir a pegar na rua e comer.

A venda do “mão branca” é vetada no Brasil desde 1997 e a do “chumbinho”, desde 2012. Apesar da proibição, os dois venenos continuam sendo comercializados...

Publicação: 06/12/2018 18:42:37 - Leia mais Faça um comentário

Páginas:

12345