Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Chacoalhando o Bambuzal

Feliz 2019, pós Carnaval, Brasil


O ano começará no Brasil. O novo Congresso, empossado no começo de fevereiro e há duas semanas em compasso carnavalesco, não tem mais desculpas para não trabalhar.

Em suas mãos, a reforma da Previdência, um plano audacioso elaborado pela equipe de Paulo Guedes, que conseguiu a proeza de convergir gregos e troianos sobre o seu conteúdo, exceto, é claro, os segmentos privilegiados, que farão de tudo para manter a boquinha. Tecnicamente, com poucos ajustes aqui e ali, sua aprovação excederia as expectativas mais otimistas do mercado.

Para chegar lá, porém, o governo terá que gastar 'saliva e sola' de sapato. Primeiro, deve convencer a população, hoje dividida, dos benefícios da reforma. Requer esforço contínuo, especialmente do presidente, seu principal fiador. Quanto maior o apoio popular, mais facilitado será o trâmite no Congresso e menor as chances de 'mutilação'. E...

Publicação: 14/03/2019 21:24:03 - Leia mais Faça um comentário

Deputado quer que MP investigue comissão de frente da Gaviões da Fiel


O deputado mato-grossense José Medeiros (Podemos), vice-líder do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na Câmara, entrou na polêmica discussão sobre a comissão de frente da escola de samba Gaviões da Fiel, de São Paulo, que retratou uma batalha entre Jesus e o Diabo, com vitórias, em momentos diferentes da apresentação, para ambos. Nas redes sociais, o parlamentar disse acreditar “está mais do que claro” de que se trata de um crime e pediu intervenção do Ministério Público.

Medeiros justificou a sua acusação com o código penal citando o decreto lei 2.848 de 1940, que aborda o sentimento religioso e o ultraje ao culto, que prevê pena de detenção de até um ano ou de multa. No entanto, outra citação do deputado, que está na constituição de 1988, contradiz o primeiro argumento ao defender que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença,...

Publicação: 08/03/2019 00:59:35 - Leia mais Faça um comentário

Alegria, alegria, é carnaval!


Confesso que já fui um folião assíduo e animado. Hoje, nem tanto, porém estarei lá, no Clube Jequitibá curtindo o magnifico Bloco Boca Maldita e todas as outras noites de alegria! O Carnaval é uma festa popular e também um catalisador de massificação da alegria. Basta alegrar multidões para recomendar aprovação. Motivos para tristezas, temos muitos. E não precisamos ir longe nem puxar pela memória: olha a situação do Brasil aí, gente!

Recordar os carnavais de antigamente, dos anos dourados, sempre me remete, como a muitos que aqui viveram, a certo encantamento. Lembro-me de bailes de salão dos clubes Jequitibá, Associação, São João e da animadíssima Panela de Pressão. No carnaval de rua, além de lúdicos mascarados, os inesquecíveis Blocos. Não tinha elite nem humildes, todos se misturavam e saiam pelas vias públicas fantasiados ou apenas de bermudas e camisetas. Nos...

Publicação: 27/02/2019 21:17:59 - Leia mais Faça um comentário

Na política caçapavense todo cuidado é pouco


Desde Zito Miranda, apenas dois prefeitos não conseguiram repetir seus mandatos em Caçapava, são eles: Paulo Roitberg (PT) e Henrique Rinco (PSDB). Rejeitados logo no primeiro mandato, mostraram, de forma inversa, que para administrar bem uma cidade, precisa ter amor por ela e respeito pelo seu povo, além de boas intenções. Forasteiros, suas administrações foram uma desgraça para cidade, nada deixando de relevante para registro na história da cidade. O primeiro já foi esquecido! O segundo continua sapateando na rádio na tentativa de ser lembrado.

Esta semana Rinco voltou a rádio para, como sempre, tentar mostrar seu ego inchado, seu complexo de durão e as muitas mentiras sobre sua administração.

Diz ele, com a finalidade de iludir os ingênuos que ouvem a rádio, e incentivado pelas gargalhadas do puxa sacos que o entrevista, que foi ele quem fez os projetos do...

Publicação: 21/02/2019 19:34:20 - Leia mais Faça um comentário

A política na destruição moral da juventude


“Há de se notar que um indivíduo, vivendo em sociedade, constitui de certo modo uma parte ou um membro desta sociedade. Por isso, aquele que faz algo para o bem ou para o mal de um de seus membros atinge, com isso, a toda a sociedade” (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologiae”, I-II, q. 21, a. 3).

Lendo o pensamento de São Tomás, voltei o meu para pessoas que marcaram sua vida pela construção de algo que faria o bem ou o mal, de modo a atingir o coletivo. Aquelas que historicamente serão lembradas por prejudicarem, matarem, melhorarem ou salvarem a vida de milhões de seres humanos.

Adolf Hitler foi o primeiro a ser lembrado, mas também me lembrei de pessoas do bem, que nos mais variados setores, inventaram ou lutaram por algo que beneficiou toda a humanidade, como Thomas Alva Edison com mais de 1090 patentes – entre as quais a lâmpada incandescente - Leonardo da Vinci,...

Publicação: 14/02/2019 20:14:53 - Leia mais Faça um comentário

Ministro da educação descreve brasileiros como bárbaros e ladrões


O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, perdeu mais uma chance de ficar calado. Em entrevista à revista “Veja”, ele chamou os brasileiros de “canibais” e descreveu os contribuintes que pagam o seu salário como ladrões.

“O brasileiro viajando é um canibal. Rouba coisa dos hotéis, rouba o assento salva-vidas do avião, ele acha que pode sair de casa e carregar tudo”, disse.

Vélez nasceu na Colômbia e fala português com sotaque. Ao tratar os brasileiros como bárbaros, insultou o país que lhe ofereceu passaporte e cidadania.

O professor também deu aula de desinformação. Atacou Cazuza, morto em 1990, por algo que ele nunca disse. A frase “Liberdade é passar a mão na bunda do guarda”, que Vélez atribuiu ao cantor, foi popularizada pelos humoristas do Casseta & Planeta.

O ministro ainda atacou a cineasta Carla Camurati por não ter...

Publicação: 08/02/2019 00:24:12 - Leia mais Faça um comentário

Caçapava também já foi degradada


O rompimento de três barragens da empresa Vale S.A., uma das maiores mineradoras do mundo, somente coloca em evidência que o Brasil é a terra da impunidade, da exploração desmensurada e do dane-se o meio ambiente e as pessoas do entorno.

Se ninguém for preso tanto melhor, já que os sistemas de fiscalização são desaparelhados, desestruturados e sem a menor infraestrutura. Vivemos em pleno século XXI sem tecnologia, as barragens poderiam ser monitoradas por drones, satélites e sensores, mas, o que prevalece, como sempre, é o gogó dos empresários e dos políticos ordinários que tiram proveito dessa situação.

Alguns acadêmicos e outros tantos estudiosos discutem a necessidade de um novo Código Comercial para tratar das relações de negócios e conferir ao mercado da mineração mais dinamismo, porém e tomados por empresários gananciosos e políticos corruptos a...

Publicação: 31/01/2019 22:10:39 - Leia mais Faça um comentário

Caçapava: Frouxidão e Omissão


E o futuro do Brasil? Em todas as camadas sociais, o futuro do Brasil agoniza nas mãos dos políticos, dos bandidos diplomados, dos sem diplomas e principalmente dos ignorantes. A sociedade brasileira assiste a tudo, calada, apenas achando pavoroso o triste espetáculo.

E o futuro de Caçapava? Como anda a cidade simpatia? Essa agoniza nas mãos de políticos frouxos, incompetentes, ignorantes e malandros que usam a política para beneficio próprio. E aqui acontece diferente do que acontece com o país, a sociedade nem pavoroso acha o triste espetáculo.

Essa triste realidade que acerta diariamente um “soco” na esperança do cidadão, que deixa a cidade desprovida de quase tudo que é necessário para se viver com um mínimo de decência, não termina nunca.

Aqui o atual prefeito se entrega as fanfarronices e extorsão de vigaristas político midiático, sempre usando dinheiro do...

Publicação: 24/01/2019 21:55:05 - Leia mais Faça um comentário

Estudiosos não apostam um tostão furado no sucesso da medida

Em solenidade com ministros e a fina flor da bancada da bala, o presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça (15) o decreto que afrouxa as regras para a posse de armas, sua primeira canetada com capacidade de afetar de forma relevante e concreta o dia a dia das pessoas.

Estudiosos não apostam um tostão furado no sucesso da medida. Ao contrário, alertam para a probabilidade do aumento da violência e para um cipoal de situações potencialmente desastrosas, como indicam a racionalidade e o bom senso.

Detalhes do texto ainda serão conhecidos, o que mantém a esperança de que Sergio Moro possa, talvez, ter freado um pouco o ímpeto do bolsonarismo raiz. O ministro da Justiça prepara ainda medidas de endurecimento das leis penais —prática a que o Congresso se dedica periodicamente, em momentos de comoção—, mas a pressa, apenas 15 dias, e a pompa indicam o que o presidente de...

Publicação: 17/01/2019 21:14:48 - Leia mais Faça um comentário

Ficar de olho na Câmara Municipal é necessário


Em meio a um clima político de arrumação, correção e mudanças Caçapava caminha para trás. Vemos nas redes sociais, caçapavenses aguerridos na defesa de políticos distantes, aqueles que criticados ou elogiados não reagem. A distância é o refúgio desses valentes.

E Caçapava, como fica? Onde estão os tão aguerridos caçapavenses que lutam com tanto fervor e a favor da moralização política? Onde estão os valentões bolsonaristas e os dedicados petistas, que não mexem uma palha para denunciar o que acontece em baixo de seus narizes? Caçapava, como o Brasil precisa da ajuda e fiscalização do povo, pois os políticos da cidade, salvo raras exceções, são de péssima qualidade e só pensam neles mesmos.

O maior exemplo disso foi a escolha do presidente da Câmara Municipal.

A tempos denuncio aqui e em meu Blog as tentativas de Cesar Nascimento da Rádio Capital, presidente...

Publicação: 10/01/2019 19:15:10 - Leia mais Faça um comentário

Páginas:

12