Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Nutrição e Alimentação Saudável

Como é determinada a validade de um produto?

Alimentos são perecíveis por natureza. Por isso, se faz necessário o estabelecimento de uma norma, determinando um período de tempo que o torna seguro e adequado para consumo no mercado, desde que estocado de acordo com as condições indicadas. Essa é a mais conhecida definição de prazo de validade.

Apesar de muito comum nos rótulos de produtos industrializados, pouco se sabe sobre o processo que envolve a determinação da validade de um produto.

Tal avaliação é feita por meio dos testes de vida de prateleira. A partir dele é possível garantir que o alimento:

- Está seguro para o consumo, ou seja, não irá causar intoxicação alimentar, devido liberação de toxinas danosas à saúde por bactérias que podem contaminar a comida durante o armazenamento;

- Não se deteriorou em questão a qualidade ou estragou de qualquer maneira que o consumidor possa considerar inaceitável para o consumo;

- Ou ainda, não perdeu quantidades...

Publicação: 14/03/2019 21:25:02 - Leia mais Faça um comentário

Alimentação no Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença inflamatória crônica de causa desconhecida em que há uma participação do sistema imunológico com a formação de autoanticorpos, que podem “agredir” o organismo através de inflamação de múltiplos órgãos e sistemas. É uma doença que até o momento não tem cura, embora o avanço tecnológico farmacêutico esteja trazendo muitas esperanças alentadoras. É mais frequente em mulheres na época do período fértil que compreende teoricamente da primeira até a última menstruação e, portanto a ação do hormônio sexual feminino chamado estrogênio desempenha um papel no desenvolvimento e recaídas da doença. Estima-se que nesta faixa etária 90% dos casos ocorram em mulheres. Nos períodos da pré e pós menopausa as incidências entre homens e mulheres tendem a se aproximar.

O paciente com LES pode ter diferentes manifestações na pele, algumas clássicas como asa de borboleta no rosto, o aumento da...

Publicação: 08/03/2019 00:31:59 - Leia mais Faça um comentário

Alimentação e cuidados na doença celíaca

A DC é uma patologia autoimune, e tem como principal característica a inflamação da mucosa do intestino delgado, desencadeada pela intolerância a uma proteína natural, o glúten, que está presente nos alimentos como trigo, centeio, cevada, aveia e malte.

A doença celíaca, também conhecida por enteropatia sensível ao glúten, é causada por uma resposta autoimune do organismo à gliadina (componente do glúten). Como toda reação autoimune faz com que o sistema imunológico do indivíduo produza anticorpos contra as células de seu próprio organismo. A doença celíaca traz como consequência danos às vilosidades da mucosa intestinal, quando a pessoa susceptível à enfermidade consome alimentos contendo glúten.

O aparecimento da doença celíaca pode acontecer desde a infância até a vida adulta, e sua detecção é feita através de testes sorológicos e por endoscopia com biópsia. Porém, a variedade de sintomas faz com que se leve muito tempo até...

Publicação: 27/02/2019 21:15:06 - Leia mais Faça um comentário

Fibromialgia x Alimentação para minimizar as dores

A Fibromialgia é considerada uma síndrome, trata se de um conjunto de manifestações clínicas, como a dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono, os quais podem levar o paciente a desenvolver depressão, síndrome do cólon irritável e até incomodo ao urinar. A síndrome é caracterizada por uma dor crônica e generalizada, principalmente em tendões e articulações. Sua origem é desconhecida, necessitando ainda de muitos estudos para uma definição.

Por ser crônica, a síndrome acarreta impacto negativo importante na qualidade de vida dos pacientes. O tratamento farmacológico empregado nesta síndrome inclui antidepressivos, relaxantes musculares, analgésicos, entre outros. No entanto grande parte dos pacientes apresenta diversos efeitos colaterais por conta do uso prolongado dos medicamentos. Neste caso a terapia nutricional busca introduzir alimentos que sejam fontes de nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, que possam contribuir para a...

Publicação: 21/02/2019 19:32:21 - Leia mais Faça um comentário

Como as mídias e redes sociais influenciam em nossa alimentação

O comportamento alimentar relaciona-se diretamente com a nossa identidade social. Nenhum outro comportamento se relaciona de forma tão íntima com nossa sobrevivência e, talvez por isso seja tão difícil para nós aceitarmos mudanças de hábitos que já estão enraizado na cultura a qual estamos inseridos.

O homem atual mudou seus conceitos de beleza passando a valorizar um corpo cada vez mais magro, atlético, torneado, musculoso, ao contrário do corpo renascentista e cheio de curvas do passado, porém este conceito de beleza na verdade é virtual. Os indivíduos como seres sociais sentem-se pressionados a corresponder ao “padrão” de beleza que hoje é defendida pelas mídias e, que muitas vezes, não tem nada de positivo para sua saúde e bem estar, caso contrário, sente-se menos atraentes e inferiores. Algumas pessoas, nesse caminho, elegem o corpo como único representante de si mesmo e o controle do peso como forma de viver, não percebem o quão tirânico...

Publicação: 14/02/2019 20:22:14 - Leia mais Faça um comentário

Alimentação x Síndrome Pré-Menstrual

Você sabia que a síndrome pré-menstrual (SPM) afeta de 75% a 90% das mulheres em idade fértil, causando sintomas físicos como: retenção de líquidos, dor nos seios, fadiga e ainda alguns sintomas emocionais como: labilidade emocional, depressão, ansiedade, irritabilidade, desejo por doces e chocolates. Estes sintomas que podem ser a causa de problemas de absenteísmo no trabalho, podem também, alterar o bem estar e comportamento da mulher, e assim, afetar círculo social e familiar.

Na medicina convencional é normal serem usados antidepressivos ansiolíticos e a pílula anticoncepcional para controle destes sintomas, o que implicará, muitas vezes, em efeitos colaterais secundários indesejáveis. Estudos apontam que, uma redução de açúcar refinado, diminui os níveis de ansiedade e os espasmos musculares, a redução da ingestão de sal, café e álcool, podem melhorar a tensão mamária, as dores de cabeça e a irritabilidade. O equilíbrio nutricional e a...

Publicação: 08/02/2019 00:24:30 - Leia mais Faça um comentário

Alimentação x Celulite

Conhecida popularmente como celulite, a Lipodistrofiaginóide é caracterizada por múltiplas causas, sendo algumas delas, o sedentarismo, fumo, alta ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes, principalmente os do tipo cola, baixa ingestão de água, alimentação rica em alimentos industrializados e sódio, seguidas de alimentação inadequada, pobre em fibras, alimentos crus e antioxidantes entre outros. Alguns cosméticos são apontados como opções de tratamento, porém de nada adiantam se vierem sem a associação da reeducação alimentar e hábitos saudáveis.

A nutrição na estética é um novo campo no cenário da saúde voltado para a implementação dos cuidados nutricionais que, além dos requisitos fundamentais dietéticos e aplicados à prevenção ou ao tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, atende também as “necessidades estéticas” dos pacientes.

Será que alimentação e a nutrição ajudam a melhora do quadro...

Publicação: 31/01/2019 22:09:26 - Leia mais Faça um comentário

A alimentação do Idoso

Você sabia que a qualidade de vida dos idosos, está por vezes relacionada à saúde mental e física, vida social, atividades físicas, relações familiares, estado nutricional adequado, dentre outros.

Nesta fase consumo alimentar fica reduzido, como também a capacidade de mastigação, por conta da diminuição do paladar, olfato e visão que são muito comuns nesta faixa etária. Assim, o idoso passa a ter escolhas alimentares inadequadas, o que pode reduzir o valor nutritivo da alimentação, como também aumenta o risco de desnutrição.

Para que os idosos tenham um bom estado nutricional, e conseqüentemente resista a doenças debilitantes e crônicas é necessário que tenha um consumo adequado e equilibrado de proteínas, vitaminas e minerais. É importante também que a refeição tenha aspecto agradável, como a textura, aroma, cor e sabor.O cálcio é um dos mais importantes micronutrientes que está relacionado com a terceira idade, pois há uma...

Publicação: 24/01/2019 21:54:16 - Leia mais Faça um comentário