Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Caçapava: Cortejo de carros de boi é destaque no São João

Caçapava realiza neste sábado (22) o tradicional cortejo de carros de boi, atividade que acontece durante a programação da festa São João de Caçapava. Formada por carreiros e charreteiros, a comitiva sai do Campo do Padre (Vila Pantaleão), às 10h, com destino à Igreja Matriz de São João Batista, onde é realizada a cerimônia da bênção do sal. Depois, segue para o local da festa, na Avenida Brasil.

A tradição do cortejo festivo teve início na década de 30 do século passado, ocasião em que os produtores rurais costumavam trazer em carros de boi enfeitados, lenha para ser leiloada na quermesse promovida pelo Padre José Benedito Alves Monteiro, com objetivo de angariar fundos para reforma da igreja Matriz de São João Batista.

Atualmente, o cortejo é simbólico, e a organização é feita pelo Grupo da Terceira Idade Viva a Vida. Os carros e charretes, enfeitados com flores e folhas, levam a imagem de São João Batista.

Na Matriz, o cortejo será recepcionado por um encontro de violeiros. No local, será realizada a bênção do sal, pelo padre Leandro dos Santos. Segundo a tradição, o sal bento é entregue aos carreiros para ser misturado à ração do gado para garantir fartura e saúde durante o ano. Os carreiros recebem ainda os certificados de participação no cortejo.

Após a cerimônia, o grupo segue para o local da Festa São João de Caçapava, na Avenida Brasil. O espaço abre para o almoço a partir das 11h. Às 13h, haverá show com a cantora Li Maria.

Veja o percurso: Após concentração no Campo do Padre (Vila Pantaleão), o cortejo segue pela rua José Venâncio Nogueira, rua Sargento Geraldo Berti, rua José Bonifácio, Praça Dr. Rodrigues Alves, Travessa Dr. Freitas, Praça Dr. Pedro de Toledo (Igreja Matriz); rua Coronel João Dias Guimarães, rua Dr. Odilon de Souza Miranda, Avenida Brasil e local da festa.


Categoria: Caçapava | Publicado ás: 19/06/2019 22:45:39

Comentários