Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Caçapava: Educação para a paz é tema de formação para educadores da rede municipal de ensino

Diretores e orientadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Caçapava estão participando de um ciclo de atividades de formação sobre o tema Educação para a Paz, iniciativa da Secretaria de Educação em parceria com o Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nélson Mandela, de São Paulo. A ação visa à melhoria das práticas pedagógicas dos profissionais de ensino do município.

A formação é composta por quatro encontros, com duração de quatro horas cada, e teve início na última quinta-feira (22). As atividades prosseguem até setembro.

A abordagem do tema “Educação para a paz” tem como base o conceito da cultura de paz, um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação.

Durante os encontros os educadores são chamados a participar de rodas de conversas, dinâmicas, leituras, entre outras atividades de construção coletiva.

“Tal iniciativa visa oferecer elementos teóricos e práticos para o desenvolvimento da cultura de paz nas escolas da rede, partindo da formação dos diretores e dos orientadores como eixo norteador das práticas entre professores, alunos e comunidade”, explica Thiago Queiroz, Chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação.

As formações, segundo ele, têm o propósito de oferecer elementos que contemplem situações de conflitos nas escolas, assim como trabalhar aspectos sobre a violência e a não violência, círculos de diálogo, círculos de reconciliação, momentos de fala e escuta, construção coletiva de diretrizes e acordos no ambiente escolar.

O Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nélson Mandela é uma organização social com sede na capital paulista com trabalhos desenvolvidos nas escolas da rede municipal de São Paulo e em instituições de ensino e pesquisa como a USP.


Categoria: Caçapava | Publicado ás: 29/08/2019 20:14:57

Comentários