Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Caçapava recebe novos semáforos

Um convênio da Prefeitura de Caçapava com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), trouxe para o município um investimento que está sendo aplicado em novos semáforos, com objetivo de trazer mais segurança em pontos críticos da cidade, apresentados pelo Detran.

O convênio foi autorizado pela Lei 5599/2018 e permitiu que o Município recebesse R$ 585 mil para ser aplicado em oito novos semáforos, sendo dois deles modernização de unidades já instaladas. Em contrapartida para a celebração do convênio, o município tem como responsabilidade a realização de ações de educação de trânsito, que já vem sendo realizadas na cidade desde o dia 19 e vai até o dia 1º de outubro, com a apresentação da peça teatral “A vida é um farol”, em vários espaços públicos e empresas.

Os pontos para a instalação dos novos semáforos foram escolhidos com base no mapa indicativo do Infosiga do Governo do Estado, que aponta as regiões onde há maior incidência de acidentes de trânsito em Caçapava. As novas unidades semafóricas começaram a ser instaladas no início de setembro e devem entrar em funcionamento no mês de outubro. Os pontos a receberem os semáforos são:

1 – Cruzamento entre a Avenida da Saudade com a Rua Capitão Jorge Dias Velho – instalação de um semáforo inteligente com fiscalização eletrônica de avanço de sinal vermelho;

2 – Rua Gonçalves Dias com Padre Benedito Alves Monteiro, com mudança no sentido de vias. (A Rua Padre Benedito Alves Monteiro ficará mão única no sentido Centro – bairro e a Rua Gonçalves Dias ficará mão única do Grêmio do Subtenentes sentido Escola José de Moura Resende);

3 – Cruzamento da Rua Rui Barbosa com Paul Harris será instalado um semáforo para acionamento manual do pedestre para passagem;

4 – Rua São Francisco com Rua Presidente Kennedy será instalado semáforo inteligente, priorizando os veículos que sobem sentido Santuário Santo Antônio (Centro – bairro);

5 – Avenida José de Moura Resende com Rua Santo Antônio, instalação de semáforo para travessia de pedestre, com mudança de sentido de via (a Av. José de Moura Resende ficará em sentido único bairro – Centro e a Avenida Vera Cruz ficará em sentido único Centro - bairro);

6 – Avenida José de Moura Resende próximo ao Cores da Índia, instalação de semáforo para a travessia de pedestres;

7 – Avenida Cel. Manoel Inocêncio com Travessa Rossi, o semáforo será modernizado, com substituição de grupos focais e instalação de fiscalização eletrônica, com avanço de sinal vermelho.

8 – Rua Cônego Rodovalho com Praça Getúlio Vargas, modernização de semáforo, com fiscalização eletrônica de avanço de sinal vermelho.

Além dessas mudanças mencionadas, outras ruas também sofrerão alteração de sentido:

Ari Barroso ficará mão única no sentido bairro – Centro; Rua Monteiro Lobato (da Av. Francisca Salles Damasco sentido Rua Olímpio Santos Júnior); Av. Francisco Alves Moreira ficará mão única sentido bairro – Centro; Rua Castro Alves ficará mão única da Rua Ari Barroso sentido Rua Padre José Benedito Alves Monteiro.

Assim que os novos semáforos entrarem em funcionamento, a equipe de trânsito da Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana vai para as ruas para orientar os motoristas e pedestres. Durante quinze dias não haverá autuação nos pontos de mudança, até que a população se acostume com os novos sentidos e alterações no trânsito.

A intenção do convênio entre Detran e municípios é reduzir pela metade os óbitos por acidentes de trânsito no Estado de São Paulo, dentro do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Brasil está em 5º lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, entre 178 países avaliados.


Categoria: Caçapava | Publicado ás: 26/09/2019 19:45:02

Comentários