Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Campanha Julho Amarelo atende mais de mil pessoas

A Prefeitura de Caçapava, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde, encerrou as ações do Julho Amarelo, campanha que tem como objetivo intensificar as ações de prevenção contra as hepatites B e C.

Em Caçapava, a campanha promoveu cerca de mil testes, as atividades foram realizadas em Isntitutos de Longa Permanência, comunidades terapêuticas, estúdios de tatuagens, salões de cabeleireiros, supermercados, Albergue Municipal e no próprio Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) (Postão) e nas unidades Estratégia Saúde da Família.

Além de disponibilizar testes para identificação das Hepatites Virais, a equipe também realizou panfletagem de material informativo e orientou a população no que consistem os cuidados, formas de transmissão e prevenção.

Segundo a coordenação, a campanha atendeu a expectativa devido a procura por parte da população em fazer o teste, em saber seu estado sorológico. “Fazer esse diagnóstico é extremante importante, pois impede que a doença prejudique de maneira irreversível o fígado da pessoa infectada. Nosso município conta com o programa de hepatite viral e oferece tratamento a todos os pacientes infectados. O que pode impedir a evolução para quadros mais graves se detectada precocemente”, ressaltou a psicóloga Fernanda Carnevalli.

Mesmo com o término das ações do Julho Amarelo os testes continuam disponíveis no Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) (Postão) todos os dias, das 8 às 11 e das 13 às 15 horas, e nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) em dias e horários determinados. Procure a unidade do seu bairro e informe-se.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C em todo o mundo, número 10 vezes maior que o dos portadores do vírus HIV. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas são portadoras dos vírus B e C e não têm conhecimento. Com isso, além da possibilidade de a doença evoluir e causar danos irreversíveis ao fígado, há o risco de os infectados transmitirem a Hepatite a outras pessoas.

Prefeitura entrega novos refrigeradores para conservar testes rápidos

Para facilitar o acesso da população para realização de testes rápidos, a Prefeitura de Caçapava, através da Secretaria de Saúde, entregou neste ano 20 unidades de refrigeradores de 260 litros para todas as unidades Estratégia Saúde da Família e Centro de Saúde II Dr. Odilon de Souza Miranda (Postão). “O investimento facilitou, pois as pessoas terão fácil acesso em sua unidade, não precisando se deslocar até o 'postão'”, ressaltou a coordenadora do Programa IST - Aids e Hepatites Virais, Cristiane Takumi.

Profissionais da saúde são capacitados em testes rápidos

No mês de maio, profissionais da Secretaria de Saúde participaram de uma capacitação em testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites com o objetivo de ampliar e implantar os testes em todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs), Unidade Básica de Saúde (UBS), Caps (Centro de Atenção Psicossocial) I e II, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Reabilitação, Especialidade e Regulação. Além de enfermeiros, a capacitação foi estendida para auxiliares de enfermagem, dentistas, psicólogas, terapeutas ocupacional, farmacêuticas e fisioterapeutas.

Mais de 70 profissionais receberam certificado e estão aptos a realizar os testes. “A capacitação é importante para acessibilidade dos usuários, aumentando a agilidade na realização e diagnóstico do exame, permitindo seu rápido encaminhamento para assistência médica e início de tratamento”, explicou a coordenadora do Programa IST - Aids e Hepatites Virais, Cristiane Takumi.


Categoria: Caçapava | Publicado ás: 09/08/2018 21:19:25

Comentários