Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Prefeitura de Caçapava conclui obra de drenagem no bairro Residencial Esperança

A obra de infraestrutura urbana de drenagem e pavimentação do bairro Residencial Esperança segue adiantada, a Prefeitura de Caçapava concluiu neste mês os trabalhos de instalação da tubulação principal para a rede de drenagem de águas pluviais. Agora a equipe iniciará a etapa de preparação e compactação do solo para a implantação do asfalto, a previsão é que os trabalhos comecem na próxima semana.

As obras de infraestrutura e drenagem (galerias de águas pluviais, guias e sarjetas), realizadas antes de as vias receberem o asfalto, garantem que as águas das chuvas serão escoadas de forma correta, evitando transtornos aos moradores e maior durabilidade ao pavimento.

Entre as diversas frentes de trabalho conduzidas pelas equipes da Construfenix, empresa vencedora da licitação, estão as obras de terraplanagem e abertura de caixas nas Ruas Edelzuita R Gobbi, Ver. Miguel Fonseca, Adelaide O.F. de Almeida, Moacyr de R de Lima, Ana Rose Guimarães e Benedito Rosa da Silva; regularização e recuperação de calçadas nas Ruas Ver. Miguel Fonseca, Durvalina C. Da Silva, Moacyr P. Lima e Avenida Gov. André Montoro.

Cerca de 85% dos ramais e bocas de lobo já foram construídos, a equipe neste mês está concentrada nas Ruas Benedito R. da Silva, José V. V. Junior, Durvalina Costa da Silva, Ana Rosa Guimarães e Avenida Gov. André Fco. Montoro. Guias e sarjetas também estão sendo construídas por todo o bairro.

Técnicos da empresa estão realizando ensaios técnicos (teste) na Rua Edelzuita Ribeiro Gobbi para avaliar o grau de compactação do solo para maior qualidade e durabilidade do serviço. A previsão é que a equipe inicie os trabalhos de preparação e compactação do solo na primeira quinzena de fevereiro. “O grau de compactação do solo é fundamental para qualidade do serviço. Estamos realizando estudo em laboratório, tudo para atender a qualidade solicitada pela Prefeitura e as especificações do projeto. Já atingimos mais de 100% de compactação e vamos melhorar ainda mais”, garantiu o técnico de obras, Elcio Luiz.

As chuvas têm atrapalhado a execução dos serviços, o solo molhado impede a atuação das equipes e danifica o trabalho já executado. "É preciso que as vias estejam totalmente secas e propícias para que seja implantado o reforço da sub-base (aplicação de BGS - Brita Graduada Simples -, usada na primeira camada do processo de pavimentação), o que não é possível com o solo úmido", esclarece o técnico.

A obra é uma grande conquista para o município, a chegada do asfalto oferece - além de um novo visual - mais qualidade de vida aos cidadãos e colocará fim nas condições precárias de tráfego e dos transtornos provocados por poeira e lama.

O investimento para realização da obra é de R$ 6.035.708.44, com recursos do governo do Estado, através da Desenvolve São Paulo. A liberação dos recursos para Caçapava foi viabilizada por meio da Via SP, linha de financiamento da agência que tem por objetivo financiar projeto municipal destinado à execução de obras de pavimentação urbana, recape ou pavimentação de vicinais.




Categoria: Caçapava | Publicado ás: 31/01/2019 22:19:37

Comentários