Jornal Simpatia de Caçapava e Região

Rua José Germano, 430 - Residencial Esperança, Caçapava - SP. CEP: 12.285-460

Prefeitura de Caçapava recebe doação de Cinemateca para integrar o programa + Cultura nas Escolas

A Prefeitura Municipal de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação, recebeu a doação do projeto Cinemateca - Escola & Vida 2. A iniciativa é patrocínio da empresa MRS Logísitca, por meio do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura – Rouanet, com produção do Grupo Incentivar.

O projeto foi integrado ao projeto Vem Ler! Sala de Leitura para Todos, parte do programa + Cultura nas Escolas, parceria intermunicipal entre o Fundo Social de Solidariedade, secretarias de Educação e de Cultura, Esporte e Lazer.

O objetivo do projeto doado ao município é ser instrumento de integração social e de democratização ao acesso à cultura. “A ideia é permitir que crianças, jovens e adultos das mais variadas camadas sociais, tenham o acesso irrestrito à cultura, contribuindo para a difusão da leitura de livros e acessibilidade ao audiovisual”, ressalta o Supervisor de Marketing do Grupo Incentivar, Welson Ribeiro.

Otimizando a doação pela MRS Logística S.A do projeto Cinemateca - Escola & Vida 2 para a EMEF Profª. Daphne Cesar Ghidella, a Prefeitura revitalizou o espaço e realizou a curadoria do acervo, disponibilizando obras de ícones da literatura infantil para as crianças de 06 a 12 anos.

Cerca de 250 títulos estão disponíveis para a leitura no espaço, além do acervo integral da escola que será catalogado e ficará a disposição dos educadores e educandos. Ana Maria Machado, Marina Colasanti, Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Ziraldo, Mauricio de Sousa, Cecilia Meirelles, João Guimarães Rosa, Tatiane Belinky, Luís Câmara Cascudo, Jorge Amado, Eva Furnari, entre outros estão disponíveis a partir de agora com acompanhamento de outras tecnologias para interagir com o livro físico.

Em cada espaço Vem Ler! Sala de Leitura para todos, uma obra artística será exposta de forma permanente. Na EMEF Profª. Daphne Cesar Ghidella foi realizada a aposição da obra Taiada, de Marcelo Robim, Acervo Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Ações como Ler, Curtir e Compartilhar, onde os próprios leitores recomendarão livros do acervo para outros leitores por meio de uma página por escola no Facebook, contação de histórias por booktubers e escritores infantis, além de exibição de filmes infantis e documentário serão desenvolvidas. A primeira exibição foi da contação de histórias de Fafá Conta interpretando o livro Lúcia Já Vou Indo, clássico da literatura infantil, escrito por Maria Heloísa Penteado.


Categoria: Caçapava | Publicado ás: 09/08/2018 21:10:35

Comentários